Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 17 de Outubro de 2006 às 22:48

    Imprimir


A fiscalização da Alfândega do Porto do Rio de Janeiro apreendeu 6,5 toneladas de cerveja de origem belga. A carga chamou atenção da Receita Federal devido ao baixo preço declarado nas guias de importação. A Receita estimou que o valor real do produto fosse de U$50.000 e não apenas U$5.000 registrados nas guias. No contêiner onde estava a mercadoria havia 7.274 garrafas de cerveja e 300 barris de 30 litros cada.

O inspetor substituto da Alfândega do Porto do Rio de Janeiro, Fernando Fernandes Fraguas disse que o sistema de fiscalização da alfândega só detectou a irregularidade na segunda vez em que a mercadoria passou pelo setor de conferência, onde determinados critérios são observados para a liberação final da carga importada.

"Toda Declaração de Importação registrada no sistema da Receita pode ser distribuída por quatro canais de conferência: o verde, o amarelo, o vermelho e o cinza. O canal verde é aquele onde, em tese, a mercadoria está liberada e a fiscalização tem algumas horas para bloquear essas declarações se notar algum fato suspeito, como aconteceu neste caso."

A Receita Federal não informou qual a empresa responsável pela importação da cerveja. Segundo Fernando Fraguas, o órgão concluiu que a firma usada para fazer a importação foi uma "laranja".

De acordo com estimativas da Receita Federal, o valor sonegado na importação das 6 toneladas de cerveja pode chegar a mais de R$ 100 mil.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267831/visualizar/