Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 02 de Março de 2013 às 19:12
Por: Rodrigo Maciel Meloni

    Imprimir


O Produto Interno Bruto (PIB) do ano de 2012, divulgado na sexta-feira (1º), pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), colocou a agricultura – um dos três setores da economia, ao lado da indústria e dos serviços - como principal responsável pelo pífio resultado apresentado no ano passado. 

O crescimento de 0,9% - R$ 4,403 trilhões em valores correntes - é conseqüência direta do desempenho dos três pilares da economia.

Destes, serviços foi o único que apresentou desempenho positivo no acumulado de 2012, com alta de 1,7%. Por sua vez, a indústria encolheu 0,8% e a agropecuária despencou 2,3%. 

Dados divulgados pelo órgão federal apontam que o resultado da agropecuária decorreu do fraco desempenho da pecuária e da queda de produção e de produtividade de várias culturas importantes da lavoura brasileira, como a soja e algodão. 

"Pibinho"

O governo executou uma série de medidas de estímulo anunciadas pela União, incluindo redução da taxa básica de juros (Selic), cortes de impostos ao consumidor e redução dos encargos trabalhistas. O ato não surtiu efeito esperado, e o resultado do PIB foi é o pior desde 2009.

A presidente Dilma Rousseff (PT) disse, há poucos dias, em uma entrevista coletiva, que espera um "Pibão" para 2013.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/26784/visualizar/