Estimativa do PIB de MT é 411% maior que o brasileiro
Avaliação da Secretaria Estadual de Comércio, Minas e Energia (Sicme) de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para Mato Grosso, no ano de 2012, é quatro vezes maior que o brasileiro. O governo trabalha com estimativa de crescimento de 4,6 %.
Já o PIB referente ao quarto trimestre e ao ano passado foi divulgado nesta sexta-feira (1º) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e mostra que a economia brasileira cresceu 0,9%. É o pior desempenho anual da economia desde 2009.
Mato Grosso apresenta média histórica de crescimento do PIB 2,5 vezes maior que a nacional a aproximadamente 20 anos. Este ano a estimativa do PIB estadual, que deve ser divulgada pelo governo na primeira quinzena de março, é 411,1% maior que a do país. “MT apresenta crescimento em média 250% que o do Brasil”, diz o economista Vivaldo Lopes.
O economista destaca dois anos atípicos, em que a economia do estado sofreu desaceleração. “Em 2006 o estado parou por conta da crise do agronegócio e em 2010 nos sofremos os reflexos da crise internacional, dois anos depois dela aparecer nos EUA e se alastrar pelo mundo”, explica Lopes.
A boa performance da economia local se deve, no entendimento do economista, a fatores como o aumento do volume de crédito operado por bancos estatais como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o elevado preço das principais commodities no mercado nas mais importantes praças internacionais, entre outros.
O dado oficial do PIB dos estados e municípios só é divulgado pelo IBGE dois anos depois que o órgão libera os números da economia da União; esta estimativa feita pelo governo só tem efeito prático para que o tesouro estadual faça projeções para executar o planejamento orçamentário.
Para o secretário estadual de Comércio , Minas e Energia. Allan Zanata, o agronegócio, aliado aos investimentos feitos pelos governos estadual e federal para a realização da Copa, são os principais responsáveis pelo PIB positivo. “Estes números mostram a força do estado; o milho deve passar ou se igualar a produção da soja, o investimento de quase R$ 13 bilhões dos governos nas obras de mobilidade urbana, o interesse de empresários de outros estados; tudo isso contribui para que MT cresça ano a ano num ritmo só visto na economia chinesa”.
O gestor citou a instalação da maior empresa de equipamentos e acessórios para motos da América Latina no estado ainda este ano, os investimentos feitos pelos grupos Pão de Açúcar e Havan, na ordem de R$ 400 milhões, a mobilização do governo diante do programa MT Integrado, que vai asfaltar e interligar 45 municípios, fatores que contribuíram para que o estado fosse classificado em agências internacionais como de investimento seguro, classificação dada somente aos estados de Minas Gerais e São Paulo.
Comentários