Repórter News - reporternews.com.br
Sony lança notebooks no Brasil e prevê salto em vendas
A filial da Sony no Brasil anunciou na terça-feira o lançamento da sua linha de notebooks Vaio para buscar um salto no faturamento até o fim do ano fiscal de 2008, que termina em março de 2009.
A companhia inaugura em novembro no país a operação com os notebooks, que completa junto com televisores e câmeras digitais os três segmentos de produtos eletrônicos que considera mais importantes.
O lançamento da linha Vaio no Brasil acontece em meio ao rápido crescimento de vendas de notebooks, que mais que dobraram no primeiro semestre sobre o mesmo período do ano passado, segundo dados da empresa de pesquisa IDC. A expansão da oferta de acesso rápido e sem fio à Internet nas principais cidades do país também constou das contas da empresa.
A Sony começará a vender dois modelos de notebooks importados do Japão e voltados a públicos de alto poder aquisitivo. A meta é conquistar 12 por cento de participação do mercado de notebooks nos próximos dois anos, com a vinda de modelos mais acessíveis.
No segundo trimestre, a líder do setor no país foi a Hewlett-Packard, com 28 por cento de participação, o que equivale à venda de 36 mil notebooks, de acordo com a IDC.
O anúncio aconteceu no mesmo dia em que a sede da empresa divulgou em Tóquio a realização de recall de 90 mil baterias de laptops Vaio no Japão e na China. Segundo executivos da filial brasileira, os dois modelos compactos lançados no país, VGN-TXN15BP e VGN-SZ350BP, não são equipados com unidades de energia com problemas.
A meta da Sony do Brasil é fechar o ano fiscal de 2006 com faturamento 10 a 11 por cento maior que os 320 milhões de dólares obtidos em 2005. Para o ano fiscal de 2007 o objetivo é crescimento de 50 por cento, seguido por outros 50 por cento em 2008, puxados pela recém-lançada linha de notebooks e por câmeras digitais e televisores de tela de plasma e cristal líquido, disse o gerente de comunicação e propaganda da empresa, Marcus Trugilho.
A expectativa de crescimento é ambiciosa, dado o preço atual dos dois modelos de notebooks que serão vendidos pela empresa no Brasil. O primeiro modelo, TX, custará cerca de 11 mil reais e o segundo, SZ, sairá por aproximadamente 8 mil reais. Nos Estados Unidos, notebooks das duas séries custam por volta de 2.300 dólares, cerca de 5 mil reais pelo câmbio desta terça-feira.
"A gente sabe que a diferença de preço é grande, mas este é o primeiro momento para sentirmos o mercado e avaliarmos a produção no país, que nos trará competitividade (de preço)", disse o gerente da linha Vaio no Brasil, Ricardo Dominguez, a jornalistas.
Ele citou que os notebooks agora disponibilizados pela Sony do Brasil trazem como vantagem —em comparação aos comprados diretamente nos Estados Unidos e aos produzidos por concorrentes no país que têm tamanho maior— a assistência técnica local e a garantia de um ano, além de softwares em português.
O Brasil é um dos últimos dos maiores países da América Latina a receber a linha Vaio. Há seis anos a Sony lançou máquinas da marca no México e há três, no Chile.
A companhia inaugura em novembro no país a operação com os notebooks, que completa junto com televisores e câmeras digitais os três segmentos de produtos eletrônicos que considera mais importantes.
O lançamento da linha Vaio no Brasil acontece em meio ao rápido crescimento de vendas de notebooks, que mais que dobraram no primeiro semestre sobre o mesmo período do ano passado, segundo dados da empresa de pesquisa IDC. A expansão da oferta de acesso rápido e sem fio à Internet nas principais cidades do país também constou das contas da empresa.
A Sony começará a vender dois modelos de notebooks importados do Japão e voltados a públicos de alto poder aquisitivo. A meta é conquistar 12 por cento de participação do mercado de notebooks nos próximos dois anos, com a vinda de modelos mais acessíveis.
No segundo trimestre, a líder do setor no país foi a Hewlett-Packard, com 28 por cento de participação, o que equivale à venda de 36 mil notebooks, de acordo com a IDC.
O anúncio aconteceu no mesmo dia em que a sede da empresa divulgou em Tóquio a realização de recall de 90 mil baterias de laptops Vaio no Japão e na China. Segundo executivos da filial brasileira, os dois modelos compactos lançados no país, VGN-TXN15BP e VGN-SZ350BP, não são equipados com unidades de energia com problemas.
A meta da Sony do Brasil é fechar o ano fiscal de 2006 com faturamento 10 a 11 por cento maior que os 320 milhões de dólares obtidos em 2005. Para o ano fiscal de 2007 o objetivo é crescimento de 50 por cento, seguido por outros 50 por cento em 2008, puxados pela recém-lançada linha de notebooks e por câmeras digitais e televisores de tela de plasma e cristal líquido, disse o gerente de comunicação e propaganda da empresa, Marcus Trugilho.
A expectativa de crescimento é ambiciosa, dado o preço atual dos dois modelos de notebooks que serão vendidos pela empresa no Brasil. O primeiro modelo, TX, custará cerca de 11 mil reais e o segundo, SZ, sairá por aproximadamente 8 mil reais. Nos Estados Unidos, notebooks das duas séries custam por volta de 2.300 dólares, cerca de 5 mil reais pelo câmbio desta terça-feira.
"A gente sabe que a diferença de preço é grande, mas este é o primeiro momento para sentirmos o mercado e avaliarmos a produção no país, que nos trará competitividade (de preço)", disse o gerente da linha Vaio no Brasil, Ricardo Dominguez, a jornalistas.
Ele citou que os notebooks agora disponibilizados pela Sony do Brasil trazem como vantagem —em comparação aos comprados diretamente nos Estados Unidos e aos produzidos por concorrentes no país que têm tamanho maior— a assistência técnica local e a garantia de um ano, além de softwares em português.
O Brasil é um dos últimos dos maiores países da América Latina a receber a linha Vaio. Há seis anos a Sony lançou máquinas da marca no México e há três, no Chile.
Fonte:
Reuters
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267855/visualizar/
Comentários