Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 17 de Outubro de 2006 às 11:20

    Imprimir


O agravamento dos incêndios que vem sendo registrados há semanas nas ilhas de Sumatra e Bornéu causou a suspensão do tráfego aéreo na região da Indonésia, anunciaram hoje fontes aeroportuárias.

"A visibilidade é de apenas entre 100 e 150 metros. É uma situação muito perigosa para a decolagem e a aterrissagem de aviões", disse à Efe por telefone Syamsul Bachri, chefe do aeroporto de Pontianak, em Bornéu ocidental.

O aeroporto de Pontianal continuará fechado até quinta-feira, segundo Bachri.

Em Sumatra oriental, os aeroportos de Jambi e Palangkaraya paralisaram suas operações desde segunda-feira, depois que a visibilidade caiu para apenas 50 metros.

O Governo anunciou na semana passada que enviaria soldados e alugaria helicópteros e aviões para combater o fogo, mas até o momento essas medidas não foram tomadas.

Todos os anos a Indonésia sofre com os incêndios, cuja fumaça tóxica também afeta os países vizinhos, principalmente Malásia, Cingapura e Brunei.

Muitos desses incêndios são causados por fazendeiros, madeireiras e fábricas de celulose que, no final de cada temporada seca, incendeiam áreas de florestas tropicais para abrir terras.

A organização de proteção ao meio ambiente "Walhi" calcula que anualmente uma superfície florestal equivalente ao tamanho da Suíça desaparece na Indonésia.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267956/visualizar/