Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 16 de Outubro de 2006 às 22:51

    Imprimir


Estradas e portos sofreram graves danos devido ao maior terremoto registrado em duas décadas no Havaí, mas não houve mortos nem feridos graves, disseram as autoridades na segunda-feira.

A energia já foi restabelecida na maioria dos lugares, e as escolas estão parcialmente abertas, 24 horas depois do tremor de magnitude 6,7, além dos tremores secundários, a poucos quilômetros da ilha do Havaí, a maior do arquipélago, conhecida justamente como Ilha Grande — um destino turístico popular, do tamanho da Jamaica, com 160 mil habitantes.

A ilha de Oahu, onde vive a maior parte dos 1,3 milhão de havaianos, também retornava ao normal na segunda-feira. Na manhã de domingo, o tremor a 240 quilômetros de distância tirou os moradores da cama e os deixou sem energia durante várias horas.

A governadora Linda Lingle declarou estado de calamidade em toda a ilha do Havaí no domingo. Ela estava na Ilha Grande na hora do tremor. Depois de sobrevoá-la, disse não haver mortes.

Centenas de casas da ilha sofreram danos estruturais, segundo a avaliação inicial, e o governo transmitiu anúncios de rádio pedindo às pessoas que entrem em contato para relatar outros problemas que descobrirem.

Janet Snyder, porta-voz do governo da ilha, disse que, mesmo que surjam relatos de mais prejuízos, a região está preparada para um desastre. "O povo da Ilha Grande é conhecido por se unir."

Apesar de relatos de danos em balneários na costa de Kona (oeste), não houve pânico entre turistas.

Snyders disse que o principal inconveniente foram os deslizamentos e barreiras na principal artéria costeira da ilha e danos ao porto do oeste. O Havaí depende fortemente da navegação para receber de tudo, de comida a papel higiênico.

O governo local está trabalhando com as autoridades federais para avaliar os danos à infra-estrutura pública, inclusive as estradas.

O porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, disse que o presidente George W. Bush foi informado sobre a situação e que o governo continua "em estreito contato com as autoridades havaianas e vai prestar a assistência solicitada".





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/268100/visualizar/