Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 16 de Outubro de 2006 às 15:10

    Imprimir


Pelo menos 37 pessoas morreram hoje e outras 72 ficaram feridas em um novo dia de violência no Iraque, quando a Polícia da capital descobriu os corpos de 20 pessoas assassinadas com um tiro na cabeça em Bagdá.

O atentado mais violento do dia ocorreu por volta das 17h50 horas locais (10h50 de Brasília) próximo à mesquita xiita de Al Fardus, no norte de Bagdá, onde a explosão quase consecutiva de dois carros-bomba matou vinte pessoas e deixou outras dezoito feridas, informaram fontes policiais.

Os veículos explodiram nas imediações do templo, onde acontecia um funeral, e em um mercado popular a menos de duzentos metros da mesquita, acrescentaram as fontes.

Outro carro-bomba, que explodiu às 9h locais em Al-Sawira, 50 quilômetros ao sudeste de Bagdá, tirou a vida de onze pessoas e feriu outras 42 em um mercado popular.

Outras três explosões aconteceram nesta manhã em Bagdá e mataram três iraquianos, além de ferir outros dez, informaram fontes policiais.

Também em Bagdá, um grupo de desconhecidos assassinou um irmão do promotor do julgamento do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein por "genocídio" contra o povo curdo, informaram fontes do Ministério do Interior Os criminosos invadiram esta tarde a casa de Emad al-Faroon, irmão do procurador-geral, Munqith al-Faroon, e o balearam na frente de sua família, em um bairro da região oeste da capital, afirmaram as fontes.

Em incidentes similares morreram duas pessoas, um jornalista e um militar, na capital, onde as forças de segurança descobriram os corpos de 20 pessoas que aparentavam ter sido executadas com um disparo na cabeça, informaram fontes do Ministério do Interior iraquiano.

As fontes indicaram que cinco desses corpos foram achados atrás de uma escola do bairro de Al-Azamiya, no norte da capital, de maioria árabe sunita.

Também hoje, um comunicado das forças multinacionais no Iraque informou que soldados iraquianos, apoiados pelo Exército americano, mataram 35 homens armados e encontraram sete esconderijos de armas, durante uma "operação de segurança" realizada na semana passada na província de Al-Anbar.

Outros comunicados do comando militar americano informaram que cinco de seus soldados morreram ontem nessa mesma província, considerada o principal reduto da resistência no Iraque.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/268174/visualizar/