Repórter News - reporternews.com.br
Brunetto propõe diretrizes para o atendimento a pessoas obesas e com sobrepeso
Durante a sessão plenária desta quinta-feira, 28, o deputado Ademir Brunetto (PT) falou da necessidade do Estado trabalhar com políticas públicas que atendam às pessoas que enfrentam a obesidade mórbida e o sobrepeso, além de criar campanhas de esclarecimentos e prevenção da doença. Por esse motivo e para combater a obesidade e outras doenças relacionadas a ela, o parlamentar apresentou um Projeto de Lei que tem a finalidade de criar diretrizes para consolidar a Política Estadual de Atenção Integral às Pessoas com Diagnóstico de Obesidade e Sobrepeso.
O projeto propõe a divulgação de informações sobre alimentação adequada, o incentivo à produção de alimentos saudáveis e o desenvolvimento de ações de promoção à saúde. Prevê ainda o atendimento integral e regionalizado com acesso universal às diferentes modalidades de diagnóstico e tratamento da obesidade, do sobrepeso e das doenças associadas a estas patologias e o acesso aos processos cirúrgicos, dentro dos critérios definidos pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). O deputado também menciona a necessidade de projetos estratégicos, bem como a incorporação tecnológica no tratamento da obesidade e do sobrepeso, e a articulação do Estado junto às universidades, como forma de incentivá-las a realizar pesquisas e projetos com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Para isso, os recursos necessários para a execução da Política estadual de Atenção integral as pessoas diagnosticadas de obesidade e sobrepeso serão previstos no orçamento estadual.
A obesidade é o resultado de diversas interações, nas quais chamam a atenção os aspectos genéticos, ambientais e comportamentais. Recentemente, vem se acrescentando uma série de conhecimentos científicos referentes aos diversos mecanismos pelos quais se ganha peso, demonstrando cada vez mais que essa situação se associa, na maioria das vezes, com diversos fatores. Contudo, independente da importância dessas diversas causas, o ganho de peso está sempre associado a um aumento da ingestão alimentar e a uma redução do gasto energético.
O excesso de peso também é um forte fator de risco para saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes. Pessoas obesas também têm mais chance de sofrer com doenças cardiovasculares, principalmente isquêmicas (infarto, trombose, embolia e arteriosclerose), além de problemas ortopédicos, asma, apneia do sono, alguns tipos de câncer (mama, colo, próstata, reto, ovário e endométrio), esteatose hepática (gordura no fígado), apnéia do sono e distúrbios psicológicos.
Ainda conforme o parlamentar, em texto anexado ao projeto, a população brasileira, nas últimas décadas, experimentou grandes transformações sociais que resultaram em mudanças no seu padrão de consumo alimentar. O declínio do nível de atividade física, aliado a alimentos pouco saudáveis, ricos em açúcar, gordura e sal, tem relação direta com o aumento da obesidade e demais doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão.
O excesso de peso e casos de pessoas obesas aumentou nos últimos anos no país, segundo recente levantamento realizado pelo Ministério da Saúde e a necessidade de se comer bem está em pauta na mídia e em campanhas. A alimentação saudável para todas as pessoas com sobrepeso e obesas tem por objetivos melhorar o bem estar, possibilitará a proteção da saúde, ao prevenir e controlar as mortes além de permitir o alcance do peso adequado.
Brunetto ainda destacou em sua fala que é importante que as propagandas institucionais sejam aliadas no sentido de conscientizar os pais sobre a necessidade de vigiar e acompanhar que tipo de alimentos as crianças estão consumindo em casa e na escola. Todo o processo de combate à obesidade deve passar por uma ação conjunta, envolvendo a sociedade como um todo.
Fonte:
Assessoria de Gabinete
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/26819/visualizar/
Comentários