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Equilíbrio marcou as disputas do Mega Festival Centro-Oeste de arrancada
Considerado o maior evento da arrancada mato-grossense em todos os tempos, o I Mega Festival Centro-Oeste teve encerramento na tarde deste domingo (15.10) com sucesso, apesar das chuvas que caíram e adiaram os dois primeiros dias da prova.
Essa foi a avaliação da comissão organizadora e de algumas equipes que participaram da competição que ocorreu no final de semana. Mais de 60 pilotos e carros de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Brasília e Paraná concorreram à vitória em 13 categorias e fizeram deste um evento para a história.
“Teve início uma nova era na arrancada. O festival Centro-Oeste conseguiu atrair feras de Cuiabá, do interior e de quatro estados. Tudo correu muito bem e o sucesso só não foi maior por causa do mau tempo. Mas, o mais importante foi que conseguimos resgatar a credibilidade da arrancada”, disse o organizador do evento, Mário César, da Stock Competições, ao lembrar que a disputa teve que ser encerrada antes das 17 horas para evitar pista molhada. A organização ainda prestou, durante o evento, homenagem ao ex-piloto Sávio Brandão, considerado o ‘pai da arrancada’.
Principais Resultados – No pódio, houve equilíbrio entre os pilotos de Brasília e Cuiabá. Na categoria força livre tração traseira, o campeão foi Antônio Oliveira ‘Totó’, de Cuiabá com tempo de 10,5. Na estruturada, deu João Eugênio Nico, de Toledo (PR), com 9,8.. Na turbo A, o vencedor foi Rafael Lemos, de Campo Grande (10,7). Na super street traseira, vitória de Mario César (10,6).
Na disputa da super street dianteira, Thiago Esperança, de Rondonópolis foi o vencedor com tempo de 10,8. Já na street traseira, vitória de Marcelo Júnior, de Brasília (10,9); na street dianteira, o campeão foi Neto, de Brasília. Neto também foi o vencedor da stander dianteira depois de superar o favoritismo dos pilotos anfitriões. Na turbo original de rua, Valtinho de Cuiabá ficou com o título, registrando tempo de 12.5. Na original de rua, Guilherme fez marca de 13,5 e levou o troféu para Goiânia.
“Foi a melhor prova de arrancada realizada em Mato Grosso em todos os tempos. Parabenizo os organizadores pelo profissionalismo e pela façanha de atrair para Cuiabá alguns dos maiores nomes da arrancada nacional”. A declaração é de Afrânio Borba, considerado um dos idealizadores do esporte no Estado.
Outro que elogiou o festival foi Fernando Coelho, chefe da comitiva de Brasília: “Nossa equipe vem rodando e participando de campeonatos por todo o País e nunca vimos uma pista igual a esta e uma organização tão boa. O pessoal de Cuiabá está de parabéns e esperamos retornar para outros desafios”. Fernando afirma estar articulando um intercâmbio envolvendo pilotos de Mato Grosso, Brasília e outros estados.
O que deveria ser a inovação acabou não acontecendo. Por causa da suspensão das provas de quinta e sexta-feira, não puderam ser realizadas as provas noturnas. Mas, não faltaram atrativos especiais. Uma das surpresas foi a participação de uma mulher na categoria original. Kátia concorreu com um gol branco e agitou o público feminino. Não conseguiu a vitória, mas também não decepcionou e deixou a pista muito aplaudida.
O ponto alto da festa foi o show de apresentações radicais. Eugênio Nico, com seu maverick de 1.000 cavalos não fez por menos e acelerou forte, quebrando o recorde da pista ao fechar os 300 metros em 9,8 segundos. Foi o ganhador da categoria estruturada. Mas, o maior espetáculo ficou por conta das acrobacias e manobras, realizadas por vários pilotos, incluindo os mato-grossenses. O dono da festa foi o brasiliense Múcio Eustáquio, com sua suprema. Ele fez tudo e um pouco mais.
Para realizar a prova, a comissão organizadora tomou todas as providências no sentido de garantir o máximo de segurança para pilotos e público e, pela primeira vez, houve pesagem dos carros, em cumprimento às exigências da Confederação Brasileira de Automobilismo. O Centro-Oeste, que ainda valeu como segunda etapa do Estadual, foi uma promoção da Sírtoli Racing, em conjunto com a Stock Competições/KJP, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leverger e cerveja Crystal.
Essa foi a avaliação da comissão organizadora e de algumas equipes que participaram da competição que ocorreu no final de semana. Mais de 60 pilotos e carros de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Brasília e Paraná concorreram à vitória em 13 categorias e fizeram deste um evento para a história.
“Teve início uma nova era na arrancada. O festival Centro-Oeste conseguiu atrair feras de Cuiabá, do interior e de quatro estados. Tudo correu muito bem e o sucesso só não foi maior por causa do mau tempo. Mas, o mais importante foi que conseguimos resgatar a credibilidade da arrancada”, disse o organizador do evento, Mário César, da Stock Competições, ao lembrar que a disputa teve que ser encerrada antes das 17 horas para evitar pista molhada. A organização ainda prestou, durante o evento, homenagem ao ex-piloto Sávio Brandão, considerado o ‘pai da arrancada’.
Principais Resultados – No pódio, houve equilíbrio entre os pilotos de Brasília e Cuiabá. Na categoria força livre tração traseira, o campeão foi Antônio Oliveira ‘Totó’, de Cuiabá com tempo de 10,5. Na estruturada, deu João Eugênio Nico, de Toledo (PR), com 9,8.. Na turbo A, o vencedor foi Rafael Lemos, de Campo Grande (10,7). Na super street traseira, vitória de Mario César (10,6).
Na disputa da super street dianteira, Thiago Esperança, de Rondonópolis foi o vencedor com tempo de 10,8. Já na street traseira, vitória de Marcelo Júnior, de Brasília (10,9); na street dianteira, o campeão foi Neto, de Brasília. Neto também foi o vencedor da stander dianteira depois de superar o favoritismo dos pilotos anfitriões. Na turbo original de rua, Valtinho de Cuiabá ficou com o título, registrando tempo de 12.5. Na original de rua, Guilherme fez marca de 13,5 e levou o troféu para Goiânia.
“Foi a melhor prova de arrancada realizada em Mato Grosso em todos os tempos. Parabenizo os organizadores pelo profissionalismo e pela façanha de atrair para Cuiabá alguns dos maiores nomes da arrancada nacional”. A declaração é de Afrânio Borba, considerado um dos idealizadores do esporte no Estado.
Outro que elogiou o festival foi Fernando Coelho, chefe da comitiva de Brasília: “Nossa equipe vem rodando e participando de campeonatos por todo o País e nunca vimos uma pista igual a esta e uma organização tão boa. O pessoal de Cuiabá está de parabéns e esperamos retornar para outros desafios”. Fernando afirma estar articulando um intercâmbio envolvendo pilotos de Mato Grosso, Brasília e outros estados.
O que deveria ser a inovação acabou não acontecendo. Por causa da suspensão das provas de quinta e sexta-feira, não puderam ser realizadas as provas noturnas. Mas, não faltaram atrativos especiais. Uma das surpresas foi a participação de uma mulher na categoria original. Kátia concorreu com um gol branco e agitou o público feminino. Não conseguiu a vitória, mas também não decepcionou e deixou a pista muito aplaudida.
O ponto alto da festa foi o show de apresentações radicais. Eugênio Nico, com seu maverick de 1.000 cavalos não fez por menos e acelerou forte, quebrando o recorde da pista ao fechar os 300 metros em 9,8 segundos. Foi o ganhador da categoria estruturada. Mas, o maior espetáculo ficou por conta das acrobacias e manobras, realizadas por vários pilotos, incluindo os mato-grossenses. O dono da festa foi o brasiliense Múcio Eustáquio, com sua suprema. Ele fez tudo e um pouco mais.
Para realizar a prova, a comissão organizadora tomou todas as providências no sentido de garantir o máximo de segurança para pilotos e público e, pela primeira vez, houve pesagem dos carros, em cumprimento às exigências da Confederação Brasileira de Automobilismo. O Centro-Oeste, que ainda valeu como segunda etapa do Estadual, foi uma promoção da Sírtoli Racing, em conjunto com a Stock Competições/KJP, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leverger e cerveja Crystal.
Fonte:
Femtau
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/268207/visualizar/
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