Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 16 de Outubro de 2006 às 10:08

    Imprimir


Será realizado nos dias 19 e 20 de outubro, na Escola de Floresta Senai-Coimal do projeto Jamanchim, localizada no município de Santa Carmem (35 Km de Sinop), o curso ‘Manejando a Floresta’. A capacitação visa instruir e sensibilizar engenheiros florestais, estudantes, técnicos e empresários do Estado para uma vivência de campo. O projeto da escola é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e a empresa Indústria Madeireira Coimal.

O curso ensinará técnicas que ajudarão na formulação do inventário, delimitação da área, abertura para implantação de infra-estrutura, derrubada direcionada e planejamento do arraste de toras. “Além de criar a consciência da necessidade do uso de técnicas mais sensatas na exploração da madeira com menos agressão ao meio-ambiente, qualificaremos trabalhadores para as indústrias madeireiras”, explica o coordenador do projeto Jamanchim, Benedito Carlos de Almeida.

O empresário João Carlos Baldasso, da indústria Guavirá do município de São José do Rio Claro (311 km de Cuiabá), disse que a capacitação dos 25 funcionários em manejo florestal de sua empresa reduziu custos da produção da indústria madeireira. “Com as técnicas de planejamento de arraste da tora diminuímos 25% dos custos operacionais, além de reduzirmos o impacto da retirada da madeira da Floresta”.

JAMANCHIM - O curso ‘Manejando a Floresta’ faz parte do projeto Jamanchim de Manejo Florestal de Impacto Reduzido, que é promovido por meio de recursos do Ministério do Meio Ambiente e do Banco da Reconstrução da Alemanha KFM, em parceria com o Senai-MT. O objetivo do projeto é disseminar técnicas de manejo florestal com menor impacto ambiental, visando o lucro.

As inscrições para o curso, que terá carga-horária de 16 horas, são gratuitas e as vagas limitadas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (66) 3531-2062.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/268241/visualizar/