Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 15 de Outubro de 2006 às 14:31

    Imprimir


Neste Dia do Professor (15), o candidato à reeleição para a Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PCdoB-PRB) reuniu cerca de 40 educadores para um café da manhã num hotel de Brasília. Ele mencionou uma série de realizações de seu governo na educação e mencionou outras melhorias que poderia fazer num eventual segundo mandato.

"Pretendemos, num próximo mandato, colocar mais 300 mil adolescentes na universidade via ProUni, fazer extensões universitárias em cada cidade pólo desse país e fazer escolas técnicas também espalhadas pelo país", afirmou o candidato. "Chega de ver nossos adolescentes perambularem pelo país atrás de uma oportunidade de estudar depois que terminam o ensino fundamental. Queremos que as universidades e escolas técnicas estejam próximas dos alunos".

O Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas gratuitas e parciais a estudantes de baixa renda e de grupos étnicos considerados excluídos, oferecendo em contrapartida isenção de imposto para as instituições de ensino superior.

Lula também expôs propostas para incentivar a melhora no rendimento de alunos do ensino básico e disse esperar a aprovação do novo fundo para a educação básica, o Fundeb, a criação de um piso nacional para professores e a esperança de que municípios e estados trabalhem a educação básica em conjunto com o governo federal.

"Eu queria que vocês tivessem compreensão de que a revolução na educação que nós precisamos fazer vai acontecer numa geração, não é uma coisa que acontece de um dia para a noite", disse. "Acredito que com o esforço que estamos fazendo, além de melhorar a vida de cada um dos educadores de hoje, estamos preparando o padrão brasileiro para daqui a 10, 15, 20 anos", concluiu.

Os professores convidados são do Distrito Federal, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Representam os diferentes níveis de ensino, além da educação especial (para portadores de deficiência), indígena e de jovens e adultos. Também participaram a primeira-dama Marisa Letícia, o coordenador de campanha Marco Aurélio Garcia e os ministros da Educação, Fernando Haddad, e de Relações Institucionais, Tarso Genro.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/268405/visualizar/