Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 13 de Outubro de 2006 às 08:06

    Imprimir


O plantio da safra de soja 2006/2007 foi antecipado em algumas regiões de Mato Grosso, já que desde o dia 20 de setembro produtores rurais do Norte, Oeste e Médio-Norte começaram suas atividades.

O normal, geralmente, seria eles iniciarem entre os dias 10 e 15 de outubro. De acordo com Alcindo Uggeri, presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum (264 quilômetros de Cuiabá), 15% da área total das propriedades já foi plantada e até o dia 15 de novembro deve estar concluída.

“Este ano começamos mais cedo para não corrermos riscos com a ferrugem asiática e, também, porque o tempo está colaborando, já que até o momento as chuvas vieram na medida certa. Outro fator importante é que tendo começado antes podemos diminuir em pelo menos uma, as aplicações dos defensivos que combatem a ferrugem”, explica o produtor e sindicalista.

Contudo, conforme a avaliação de Alcindo Uggeri, a área plantada deve diminuir em torno de 12% a 15% em relação à safra anterior, isso em função que da crise que o setor vem enfrentando há dois anos, que encarece a produtividade e diminui a margem de lucros. Na safra 2005/2006 Nova Mutum teve 330 mil hectares cultivados, que levou o município ao 4º lugar no ranking dos maiores municípios produtores do país.

O presidente do Sindicato de Mutum ainda disse que o setor está enfrentando dificuldades em conseguir recursos, em função do endividamento de safras passadas, o que pode acarretar na redução de investimentos em tecnologias. “Talvez apenas 50% dos produtores consigam manter os investimentos com tecnologia devido a falta de dinheiro e condições de financiamento”, diz.

No município de Primavera do Leste (231 quilômetros a Oeste de Cuiabá), onde a ferrugem asiática apareceu primeiro no Estado e também causou mais prejuízos, os produtores também estão cautelosos. Segundo José Otaviano Nardes, presidente do Sindicato Rural daquele município, desde o dia 25 de setembro que o plantio começou. Quanto a área plantada, ele diz que deve diminuir de 20% a 25% em relação ano anterior.

Nardes ainda avalia que a safra 2006/2007 deve ser ainda pior para o produtor primaverense devido à crise vivida há mais de dois anos e à falta de incentivo tanto do governo federal como estadual. “Os produtores rurais estão sem recursos e se o governador Blairo Maggi apoiar o candidato do PT como ele anunciou os produtores de Mato Grosso podem se preparar que a crise vai durar por muito mais tempo”, critica.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/268848/visualizar/