Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 13 de Outubro de 2006 às 00:24

    Imprimir


Durante três vezes por semana, até o dia 22 de novembro, os 12 fiscais e os três supervisores da Superintendência de Trânsito e Transportes Urbanos (STU) de Várzea Grande freqüentam o curso de Língua Brasileira de Sinais (libras). O curso acontece numa sala em frente ao terminal André Maggi onde eles trabalham. Nas aulas iniciais, os fiscais aprenderam como cumprimentar as pessoas na linguagem de sinal.

Os alunos receberam apostila com as principais palavras em libras e, várias situações envolvendo os surdos. De acordo com os fiscais já a noção básica está sendo suficiente para melhorar o relacionamento entre os fiscais e os usuários. "Aprendi o essencial e já está ajudando. Já consigo me comunicar com passageiros com deficiência auditiva", explica o fiscal Santana de Campos um dos participantes do curso.

Segundo um levantamento do STU, passam diariamente 60 mil passageiros pelo terminal. Desse total, cerca de 40 são surdos que pedem informações aos fiscais que, não tendo noções de libras, não passam corretamente as orientações.

Os fiscais do STU explicam que fornecem as informações, na medida do possível. Acreditam, no entanto que, com o curso poderão oferecer mais eficiência, pois poderão se relacionar com mais facilidade. Segundo quem trabalha no terminal de integração a maior parte dos surdos pede informações sobre as linhas e o itinerário dos coletivos.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/268910/visualizar/