Repórter News - reporternews.com.br
Creche Nasla comemora o Dia da Criança com semana recreativa
Os 300 alunos da Creche Estadual “Nasla Joaquim Aschar” estão comemorando o Dia da Criança de uma forma bem especial este ano. É que, desde segunda-feira (09), os pequenos estão sendo recepcionados pelos professores e técnicos da creche com uma programação diferente da habitual: jogos, brincadeiras, oficinas pedagógicas, pula-pula, piscina de bolinhas, danças e teatro.
Realizando o projeto “A Magia da Criançada”, os profissionais da creche quiseram promover a interação entre as crianças de forma divertida e saudável. “A finalidade foi propor uma semana especial para as crianças, com momentos prazerosos, através de atividades lúdicas”, observou a professora Eunice Ferreira.
Nesta quarta-feira (11), a brincadeira que prendia a atenção das crianças era o Caça-talentos. Nesta atividade, explica a professora Glaciana Ângela, os estudantes são instigados ao desprendimento e ao exercício da espontaneidade.
“Eles têm uma rotina a cumprir aqui na creche. As atividades recreativas fazem parte desta rotina, mas eles também participam de atividades pedagógicas. Mas esta semana é só de brincadeira”, esclareceu a professora Glaciana.
De acordo com ela, os alunos da creche - filhos de servidores públicos e de moradores da região do CPA – com idade entre 2 e 5 anos, estudam em período integral e são atendidos nas salas do Maternal I, Maternal II, Jardim I e Jardim II. “Nesta semana da criança também planejamos as brincadeiras de acordo com a faixa etária de cada turma”.
Rotina da creche
As atividades de rotina são aplicadas em duas vertentes: a pedagógica e a lúdica. As atividades pedagógicas são ofertadas duas horas por período, o restante do dia é divido entre as refeições: café da manhã (7h30), colação – lanche intermediário da manhã (9h), Almoço (11h), colação – lanche intermediário da tarde (13h30), jantar (16h), e o soninho depois do almoço e as atividades lúdicas.
“A criança já sai da creche com o jantar feito e tomada banho”, observa Glaciana. De acordo com ela, o trabalho lúdico é feito através de projetos como a Fanfarra, Arte-educação, Grupo de Siriri, Educação Física e aulas de Flauta.
As atividades extra-classe são importantes para as crianças aprenderem os limites e valores, como o respeito com os colegas e dom de ouvir. “A musicalidade, por exemplo, é usada para que a criança aprenda a ouvir e a se concentrar. Geralmente a criança bem agitada na sala de aula fica atenta e quieta nas aulas de música”, comentou a psicóloga da unidade, Sandra Luísa Coutinho Albuquerque Gomes.
Sandra revela que o método de ensino adotado pela instituição é o construtivismo: a interação com o meio em que vive. “Antigamente se tinha a idéia errada de creche. Mas essa instituição contribuiu na formação e no caráter da criança. Elas precisam dessa socialização. E a gente observa a evolução deles durante os trabalhos pedagógicos”.
Para atender seus 300 alunos, a Creche Estadual “Nasla Joaquim Aschar” conta com 12 salas de aula, 24 professores e 24 apoios de desenvolvimento infantil - que se revezam em dois turnos, e uma equipe técnica de duas enfermeiras, assistente social, psicóloga, nutricionista e vigia. A creche é dirigida por Sônia Regina Baicere.
A Magia da Criançada
Como método de socialização, o corpo docente realiza atividades em todas as datas comemorativas. A cada comemoração são montadas comissões, a do projeto “A Magia da Criançada” é formada pelas professoras do maternal II: Célia Maria da Silva, Dilma Silva, Eunice Ferreira, Jurema Aparecida Ribeiro, Maria Auxiliadora Samuel e Nirís Toca da Silva e pelas Apoios: Andréia Aparecida, Rosemeire Soares da Cruz, Sirlene Souza, Maria Sueli da Araújo e Vanda Vanderléia Proença.
Realizando o projeto “A Magia da Criançada”, os profissionais da creche quiseram promover a interação entre as crianças de forma divertida e saudável. “A finalidade foi propor uma semana especial para as crianças, com momentos prazerosos, através de atividades lúdicas”, observou a professora Eunice Ferreira.
Nesta quarta-feira (11), a brincadeira que prendia a atenção das crianças era o Caça-talentos. Nesta atividade, explica a professora Glaciana Ângela, os estudantes são instigados ao desprendimento e ao exercício da espontaneidade.
“Eles têm uma rotina a cumprir aqui na creche. As atividades recreativas fazem parte desta rotina, mas eles também participam de atividades pedagógicas. Mas esta semana é só de brincadeira”, esclareceu a professora Glaciana.
De acordo com ela, os alunos da creche - filhos de servidores públicos e de moradores da região do CPA – com idade entre 2 e 5 anos, estudam em período integral e são atendidos nas salas do Maternal I, Maternal II, Jardim I e Jardim II. “Nesta semana da criança também planejamos as brincadeiras de acordo com a faixa etária de cada turma”.
Rotina da creche
As atividades de rotina são aplicadas em duas vertentes: a pedagógica e a lúdica. As atividades pedagógicas são ofertadas duas horas por período, o restante do dia é divido entre as refeições: café da manhã (7h30), colação – lanche intermediário da manhã (9h), Almoço (11h), colação – lanche intermediário da tarde (13h30), jantar (16h), e o soninho depois do almoço e as atividades lúdicas.
“A criança já sai da creche com o jantar feito e tomada banho”, observa Glaciana. De acordo com ela, o trabalho lúdico é feito através de projetos como a Fanfarra, Arte-educação, Grupo de Siriri, Educação Física e aulas de Flauta.
As atividades extra-classe são importantes para as crianças aprenderem os limites e valores, como o respeito com os colegas e dom de ouvir. “A musicalidade, por exemplo, é usada para que a criança aprenda a ouvir e a se concentrar. Geralmente a criança bem agitada na sala de aula fica atenta e quieta nas aulas de música”, comentou a psicóloga da unidade, Sandra Luísa Coutinho Albuquerque Gomes.
Sandra revela que o método de ensino adotado pela instituição é o construtivismo: a interação com o meio em que vive. “Antigamente se tinha a idéia errada de creche. Mas essa instituição contribuiu na formação e no caráter da criança. Elas precisam dessa socialização. E a gente observa a evolução deles durante os trabalhos pedagógicos”.
Para atender seus 300 alunos, a Creche Estadual “Nasla Joaquim Aschar” conta com 12 salas de aula, 24 professores e 24 apoios de desenvolvimento infantil - que se revezam em dois turnos, e uma equipe técnica de duas enfermeiras, assistente social, psicóloga, nutricionista e vigia. A creche é dirigida por Sônia Regina Baicere.
A Magia da Criançada
Como método de socialização, o corpo docente realiza atividades em todas as datas comemorativas. A cada comemoração são montadas comissões, a do projeto “A Magia da Criançada” é formada pelas professoras do maternal II: Célia Maria da Silva, Dilma Silva, Eunice Ferreira, Jurema Aparecida Ribeiro, Maria Auxiliadora Samuel e Nirís Toca da Silva e pelas Apoios: Andréia Aparecida, Rosemeire Soares da Cruz, Sirlene Souza, Maria Sueli da Araújo e Vanda Vanderléia Proença.
Fonte:
Da Assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/269095/visualizar/
Comentários