Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 11 de Outubro de 2006 às 10:27

    Imprimir


A queda no plantio da soja em Nova Mutum pode ser ainda maior do que se pensava. De acordo com o consultor Agmar Lima, a queda na área plantada deverá chegar a 20%. Ou seja, de 330 mil hectares cultivados no ano passado, que levou o município ao 4º lugar no ranking dos maiores municípios produtores do país, pode passar a 264 mil hectares.

Ele afirmou ao Só Notícias que diversos produtores migraram para o plantio de milho safra e arroz. Porém o que está incentivando mesmo os produtores é o plantio do algodão. "Como o algodão é uma das poucas culturas com rentabilidade hoje, vai haver um aumento na área plantada de algodão. Mas como o custo dessa cultura é alto, só os agricultores tradicionais, que estão com as áreas preparadas com desconpactação, perfil de solo, correção de fertilidade de solo, devem migrar para o algodão", disse ele.

Segundo o consultor, diversas áreas considerada fracas (arenosas) devem ficar sem plantio. Sobre a comercialização da safra atual, Lima afirmou que "Muitos produtores entraram no mercado futuro e venderam entre U$9 e U$10. Mas a maioria comercializou em reais e acredito que com isso, vão ter problemas".

Outra situação que boa parte do setor está enfrentando é a dificuldade em conseguir recursos, devido o endividamento de safras passadas, que pode acarretar na redução de investimentos em tecnologias. o presidente do Sindicato Rural, Alcindo Uggeri ressaltou: “Acreditamos que apenas 50% do setor consiga manter os investimentos com tecnologia de ponta”. Para Uggeri, a redução deve ficar na média de 10% na área plantada no município.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/269233/visualizar/