Angelina Jolie critica Ocidente por barrar refugiados
Mais de 7.000 pessoas morreram nos últimos dez anos tentando entrar na Europa, disse Jolie, cujas declarações saíram na revista "Refugees", publicada pelo Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur), do qual a atriz é embaixadora da boa vontade.
Ela expressou indignação diante de uma foto que saiu recentemente na revista trimestral, tirada numa praia espanhola do Mediterrâneo, não identificada, em 2002 e mostrando um casal descansando sob um guarda-sol a pouca distância do cadáver de um homem negro que a maré deixara na praia.
"Nunca saberemos quem ele era, nem por que ele terminou ali, e o casal que está na praia aparentemente não está nem um pouco incomodado com isso", escreveu Jolie.
"O filho de alguém, irmão de alguém ou ente querido de alguém. Na verdade, poderia ter sido você ou eu, se tivéssemos nascido em outro tempo ou outro lugar."
Desde que se tornou embaixadora da boa vontade da Acnur, cinco anos atrás, Angelina Jolie já esteve em mais de 20 países. Ela disse que é um escândalo o fato de um mundo tão rico não alimentar todas as pessoas que vivem em campos de refugiados, especialmente na África.
Muitos refugiados caem nas mãos de contrabandistas humanos inescrupulosos "que os empilham em embarcações superlotadas, os escondem em contêineres fechados ou os mandam atravessar campos minados ou escalar cercas de arame farpado no meio da noite".
"Muitos também já se afogaram tentando entrar nos Estados Unidos ou Austrália. Mas nós não percebemos", escreveu a atriz premiada com o Oscar, que está filmando na Índia.
O fato de serem ignorados conflitos que fervilham acaba se mostrando prejudicial e custando caro, disse ela, citando os casos da Bósnia, Ruanda e Afeganistão.
"Estive em alguns desses países ou nos países vizinhos a eles, onde a maioria dos refugiados fica", disse Jolie.
"É uma experiência que realmente suscita sentimentos de humildade, algo chocante que abre nossos olhos. Isso me levou a compreender que todos nós — inclusive eu — nos comportamos como esse casal sentado debaixo de seu guarda-sol na praia, olhando fixamente para o mar."
Comentários