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Cidades/Geral
Terça - 10 de Outubro de 2006 às 14:46
Por: Aluízio Azevedo

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Com o objetivo de melhorar as práticas de ensino em sala de aula, cerca de 80 professores de quatro escolas estaduais do município de Santo Antonio do Leverger (a 40 km de Cuiabá) estão participando desde a última segunda-feira (09.10) do “I Simpósio da Educação Levergense”. O encontro acontece na Escola Estadual “Dr. Hermes Rodrigues de Alcântara”, unidade que propôs ação, até a próxima quarta-feira (11.10).

A palestra da tarde de ontem, que teve o tema “Ser um Professor: Um Ato Público e de Amor”, foi feita pela secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marta Maria Pontin Darsie. Ela fez um resgate histórico da profissão e também explanou sobre as novas metodologias e práticas educacionais em sala de aula.

De acordo com Marta, a escola e a educação existem para promover a qualidade de vida da população. “A grande meta dos últimos anos foi a universalização do ensino. Ou o que chamamos a educação para todos. Agora o grande desafio é oferecer educação com qualidade. A escola deve formar o homem em sua totalidade, ou seja, pensando em seu corpo, sua mente e seu espírito”.

Durante sua explanação, que durou todo o período vespertino, a secretária-adjunta ainda fez uma série de reflexões com os profissionais da Educação. Duas perguntas essenciais nortearam sua palestra: “Que geração estamos construindo” e “Qual é o nosso exemplo enquanto professores”? Com enfoque nestes questionamentos, Marta Maria falou sobre as novas concepções pedagógicas e de aprendizagem, que surgem a partir de teorias educacionais e também da prática em sala.

“Ser professor exige muito comprometimento e responsabilidade. Isso porque a aprendizagem está condicionada a estruturas cognitivas e experiências pessoais. O tempo e o espaço de cada ser humano são diferenciados e cada um destes aspectos deve ser levado em conta pelo professor em sala de aula. Aprender é o processo de atribuir significado, portanto não existe ensino se o aluno não atribuir novos significados no processo e, mais que isso, se o professor não repensar suas atitudes e práticas diariamente”, salienta a professora, que é doutora em Educação e também docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

E, todo o esforço, finaliza a secretária-adjunta, “é para construir um novo modelo educacional que seja menos excludente, seletor e com inclusão educacional”.

Simpósio

Este evento, que também teve como parceiros para realização a Assessoria Pedagógica e o Sindicato dos Trabalhadores e Profissionais da Educação Pública de Mato Grosso (Sintep-MT), contará ainda com as palestras “Interdisciplinaridade e seus Benefícios para os alunos e para a educação” e “Epistemologia Ética da Educação”, que será ministrada pelo Professor Douto em Educação da UFMT, Carlos Rinaldi.

Além disso, o professor João Márcio de Oliveira, que é técnico da Seduc, ministrará a palestra “Avaliação como Instrumento Institucional”; o presidente do Sintep, Gilmar Soares, que falará sobre “Políticas Públicas no Âmbito educacional”; e oficinas que terão o tema “Discurso ou Ação, qual será sua Decisão?”.

A diretora da escola Dr. Hermes Rodrigues de Alcântara, Claudinete Magalhães da Silva, destaca que o grande objetivo do evento é dar um choque de realidade e estímulo nos professores. Conforme ela, a idéia é dividir angústias e buscar soluções em conjunto. “Queremos motivar os professores e desenvolver um trabalho em conjunto entre todas as quatro escolas estaduais de nosso município”, conclui.

As quatro escolas que estão participando do encontro de formação são as seguintes: “Faustino Dias”; “Oswaldita Teixeira Couto”; “Marechal Candido Rondon” e “Leônidas de Matos”.





Fonte: Da Assessoria

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