Encontro em Leverger busca despertar novas praticas educacionais
A palestra da tarde de ontem, que teve o tema “Ser um Professor: Um Ato Público e de Amor”, foi feita pela secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marta Maria Pontin Darsie. Ela fez um resgate histórico da profissão e também explanou sobre as novas metodologias e práticas educacionais em sala de aula.
De acordo com Marta, a escola e a educação existem para promover a qualidade de vida da população. “A grande meta dos últimos anos foi a universalização do ensino. Ou o que chamamos a educação para todos. Agora o grande desafio é oferecer educação com qualidade. A escola deve formar o homem em sua totalidade, ou seja, pensando em seu corpo, sua mente e seu espírito”.
Durante sua explanação, que durou todo o período vespertino, a secretária-adjunta ainda fez uma série de reflexões com os profissionais da Educação. Duas perguntas essenciais nortearam sua palestra: “Que geração estamos construindo” e “Qual é o nosso exemplo enquanto professores”? Com enfoque nestes questionamentos, Marta Maria falou sobre as novas concepções pedagógicas e de aprendizagem, que surgem a partir de teorias educacionais e também da prática em sala.
“Ser professor exige muito comprometimento e responsabilidade. Isso porque a aprendizagem está condicionada a estruturas cognitivas e experiências pessoais. O tempo e o espaço de cada ser humano são diferenciados e cada um destes aspectos deve ser levado em conta pelo professor em sala de aula. Aprender é o processo de atribuir significado, portanto não existe ensino se o aluno não atribuir novos significados no processo e, mais que isso, se o professor não repensar suas atitudes e práticas diariamente”, salienta a professora, que é doutora em Educação e também docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
E, todo o esforço, finaliza a secretária-adjunta, “é para construir um novo modelo educacional que seja menos excludente, seletor e com inclusão educacional”.
Simpósio
Este evento, que também teve como parceiros para realização a Assessoria Pedagógica e o Sindicato dos Trabalhadores e Profissionais da Educação Pública de Mato Grosso (Sintep-MT), contará ainda com as palestras “Interdisciplinaridade e seus Benefícios para os alunos e para a educação” e “Epistemologia Ética da Educação”, que será ministrada pelo Professor Douto em Educação da UFMT, Carlos Rinaldi.
Além disso, o professor João Márcio de Oliveira, que é técnico da Seduc, ministrará a palestra “Avaliação como Instrumento Institucional”; o presidente do Sintep, Gilmar Soares, que falará sobre “Políticas Públicas no Âmbito educacional”; e oficinas que terão o tema “Discurso ou Ação, qual será sua Decisão?”.
A diretora da escola Dr. Hermes Rodrigues de Alcântara, Claudinete Magalhães da Silva, destaca que o grande objetivo do evento é dar um choque de realidade e estímulo nos professores. Conforme ela, a idéia é dividir angústias e buscar soluções em conjunto. “Queremos motivar os professores e desenvolver um trabalho em conjunto entre todas as quatro escolas estaduais de nosso município”, conclui.
As quatro escolas que estão participando do encontro de formação são as seguintes: “Faustino Dias”; “Oswaldita Teixeira Couto”; “Marechal Candido Rondon” e “Leônidas de Matos”.
Comentários