Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 10 de Outubro de 2006 às 10:50
Por: Nadja Vasques

    Imprimir


Começa na próxima semana (dia 16) mais uma edição da Campanha Nacional de Atenção à Gagueira, que neste ano vem com o tema: "Gagueira não tem graça. Tem tratamento". Na Grande Cuiabá as atividades serão realizadas durante toda semana terminando no dia 22, que é Dia Internacional de Atenção à Gagueira.

Apoiando e acompanhando os eventos, uma equipe do Univag vai desenvolver durante todo esse período campanhas de orientação e panfletagens.

A programação começa na segunda (dia 16), a partir das 8 horas, com orientação no Posto da Saúde da Família (PSF) do bairro da Manga, em Várzea Grande.

Na terça (dia 17) a orientação será no Postão de Várzea Grande, a partir das 8 horas. A tarde, a partir das 14 horas, a equipe do Univag vai estar posicionada na Clinica de Fonoaudiologia do Centro Universitário.

No dia 18 a orientação volta ao PSF da Manga, a partir das 8 horas. Às 14 horas começa a orientação no Postão de Várzea Grande e a noite, a partir das 19 horas, será desenvolvida uma palestra para os alunos do curso de Letras e Pedagogia, no bloco D do Univag.

Na quinta (19) os trabalhos serão voltados para a família, nessa data, serão realizadas palestras fonoaudiólogas para pais com filhos que gaguejam, às 8 horas na clinica do Centro Universitário. As 14h, as atividades continuam com as famílias com a elaboração de oficinas. E às 19 horas, professores e alunos do curso fonoaudiologia vão orientar a população no Shopping Goiabeiras.

No dia 20 as atividades serão retomadas às 8horas, na Clinica do Univag. À tarde, a partir das 14 horas, palestras serão desenvolvidas no evento Varandas, também realizado pelo Univag. Às 19 horas a campanha será encerrada no Shopping Três Américas com orientação e panfletagem.

"A gagueira é uma interrupção na fluência verbal caracterizada por repetições ou prolongamentos audíveis ou não, de sons de silabas. É importante que as pessoas que sofrem com esses sintomas procurem um especialista para começar, o quanto antes, um tratamento", explicou a coordenadora da campanha, professora Daniela Curriel.

Para os pais que possuem filhos que gaguejam, a professora também passa algumas dicas:

- Fale com a criança sem pressa, com pausas. A fala lenta e relaxada é muito mais eficaz do que a critica; - Reduza o número de perguntas. As crianças falam mais livremente ao expressar suas próprias idéias ao invés de responder às perguntas dos adultos. Mostrar interesse pelo o que ele diz também é muito importante; - Utilize expressões faciais e linguagem corporal para demonstrar ao seu filho que você está mais atento ao conteúdo da mensagem do que com sua forma de fala; - Reserve alguns minutos, todos os dias, para dar atenção somente ao seu filho. Este momento pode aumentar a autoconfiança da criança pequena, porque ela vai saber que o pai ou a mãe aprecia a sua companhia; - Auxilie todos os membros da família a aprender a escutar e esperar sua vez de falar. Para a criança que gagueja é mais fácil falar quando há poucas interrupções e quando contam com a atenção do ouvinte; - Sempre que puder, mostre que você está prestando atenção ao que o seu filho está falando e que ele pode utilizar o tempo que precisar para falar; - E acima de tudo, faça seu filho saber que você o aceita como ele é. O mais importante será o seu apoio, quer ele gagueje ou não. Mais informações sobre a campanha no departamento do curso de Fonoaudiologia do Univag no número 3688-6742.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/269534/visualizar/