Presidente do TSE evita comentar debate entre presidenciáveis
"Olha que sou um cidadão que não costumo ter reservas mentais, mas como presidente do TSE não devo me pronunciar sobre esse ou aquele candidato", afirmou.
O presidente do TSE proclamou oficialmente nesta segunda-feira os resultados do primeiro turno das eleições. Com o anúncio dos resultados no plenário do TSE, a propaganda eleitoral no rádio e na TV terá início na próxima quinta-feira.
Apuração
Mello comemorou a rapidez na apuração dos votos, que permitiram a divulgação dos resultados pouco antes da meia-noite do dia 1º. de outubro. A expectativa do TSE é que, no segundo turno, os eleitores conheçam o novo presidente da República até às 22 horas do dia 29 de outubro.
"Vai haver facilidade maior até pelo ato de votar, já que são apenas dois candidatos [onde houver segundo turno]", afirmou Mello.
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Dutra Janino, a estimativa é que 90% dos votos estejam apurados cinco horas depois do encerramento das votações. O tempo estimado pelo TSE para cada eleitor votar no segundo turno é de 20 segundos. No primeiro turno, essa estimativa era de 50 segundos.
O presidente do TSE conclamou os eleitores a comparecerem às urnas para votar no segundo turno. "Esperemos que todos os eleitores compareçam [às urnas] devidamente conscientizados, percebendo a importância do voto. O voto é poder e aí se transfere esse poder aos representantes", disse.
Segundo o TSE, cerca de 21 milhões de eleitores não compareceram para votar no primeiro turno das eleições --do total de mais de 125 milhões de brasileiros que formam o eleitorado do país.
Comentários