Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 10 de Outubro de 2006 às 09:00

    Imprimir


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) reiterou hoje, um dia após Israel entregar mapas dos campos minados no Líbano, sua preocupação com a ameaça que a munição representará para as crianças do país, já que a partir da próxima segunda-feira começa o ano letivo.

"Os colégios públicos do Líbano abrirão na semana que vem e as crianças voltarão a enfrentar bombas de fragmentação ainda não detonadas, das quais há entre 100 mil e 1 milhão encontradas em árvores, vias e perto de colégios e pátios", disse o porta-voz dessa organização da ONU, Michael Bociurkiw.

Até o momento, 39 crianças ficaram feridas por esse tipo de explosivo - sete delas apenas nas duas últimas semanas - e duas morreram.

"Agora que voltam às aulas, para onde têm que ir andando, e brincam perto de áreas minadas, o Unicef está ainda mais preocupado com esta ameaça, por isso continuará com seus esforços para informar às famílias do perigo que representam e sobre como reconhecê-las", acrescentou.

Bociurkiw chamou a atenção sobre esse perigo um dia depois de Israel aceitar entregar à Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Finul) mapas que detalhavam os campos minados existentes no sul do país.

Além das minas que ficaram da ocupação israelense do sul do Líbano até 2000, calcula-se que agora poderia haver milhares de bombas de fragmentação lançadas durante o recente conflito entre Israel e a milícia do grupo xiita Hisbolá.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/269580/visualizar/