SP: metrô simulará incêndio na estação Campo Limpo
Participarão da simulação 20 pessoas, entre figurantes, funcionários da brigada de emergência do Metrô, do Corpo de Bombeiros, e do Centro de Controle Operacional da Linha 5 (CC5).
De acordo com o roteiro, haverá uma simulação de princípio de incêndio no circuito elétrico do 6º carro (vagão) de um trem em movimento entre as estações Vila das Belezas e Campo Limpo, sentido Capão Redondo.
Durante o trajeto, um dos "usuários" notará a presença de fumaça (que será gerada por uma máquina portátil) no interior do vagão e irá acionar o botão de emergência do trem. O operador do trem irá avisar o CC5, que solicitará que um funcionário da Estação Campo Limpo compareça à plataforma para uma averiguação.
Constatado o princípio de incêndio, todas as providências serão tomadas com o acionamento da Brigada de Emergência da estação, e o CC5 adotará as estratégias operacionais baseado nas informações cedidas pelo chefe da brigada de emergência.
Como parte da simulação, três dos cinco figurantes presentes no interior do 6º carro serão vítimas de queimaduras e asfixiamento e serão retirados de maca. Os outros dois figurantes sofrerão mal súbito e irão sair andando do interior do carro com a ajuda de funcionários do Metrô.
Os usuários serão avisados do simulado com antecedência, por meio de faixas, cartazes e mensagens sonoras. Aproximadamente 100 pessoas irão assistir ao exercício, entre metroviários, bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, usuários e funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Este é o 30º simulado de incêndio da história do Metrô. O primeiro ocorreu no ano de 1988, na Estação Santa Cruz da Linha 1 - Azul. Atualmente são realizados quatro exercícios por ano nas estações do Metrô.
Comentários