Programa prioritário de Governo prevê ações integradas
O Programa MT Regional foi apresentado na tarde desta segunda-feira(09.10) pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, aos seus colegas de pasta do primeiro escalão. Vettorato esclareceu que o MT Regional é um programa de Governo e não de uma secretaria específica, como a Seder, por exemplo. “A idéia do MT Regional é promover ações integradas de Governo para o desenvolvimento regional”, informou Vettorato aos secretários e presidentes de órgãos e empresas públicas. A segunda reunião sobre o MT Regional, com o governador a presença do governador, ocorre no próximo dia 17, informou o secretário de Planejamento, Yênes Magalhães, que reiterou a prioridade do programa.
As estratégicas para o desenvolvimento, assinalou Vettorato, consistem na organização de um programa único de Estado para o desenvolvimento regional para estimular o desenvolvimento regional, considerando as aptidões de cada região, visando reduzir as desigualdades econômicas e sociais. “É dentro desta proposta que o Governo quer trabalhar nos próximos anos com ações integradas e com os nossos esforços”, disse o secretário.
Para atingir estes objetivos, por iniciativa dos prefeitos e com o apoio do Estado e da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), estão sendo formados consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e sócioambiental. Os consórcios têm como finalidades, entre outros objetivos, diminuir a taxa de mortalidade infantil e a taxa de analfabetismo; aumentar o números de postos de trabalho e a renda da população; incrementar a arrecadação dos municípios, e melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios, além de identificar as vocações regionais e garantir a produção e comercialização por meio de empresas âncoras. “O Estado pode e tem condições de se transformar num grande indutor do desenvolvimento”, constatou Vettorato.
Concebido como um programa de Governo, o MT Regional terá sede própria, antigo Corpo de Bombeiro, e deverá ser vinculado á secretaria de Assuntos Estratégicos. “Não podemos pensar na redução das desigualdades sociais sem agir concretamente nos mecanismos que permitam o desenvolvimento econômico com sustentabilidade. O desenvolvimento acontece nos municípios”, disse Vettorato, citando o envolvimento de todas as secretarias.
Participaram da reunião os secretários Yênes Magalhães (Planejamento), Geraldo De Vitto (Administração), Valdir Teis (Fazenda), Alexandre Furlan (Indústria e Comércio), Luiz Henrique Daldegan (Sema), Yeda Marli de Oliveira (Turismo), José Carlos Ferraira (Cultura), Aréssio Paquer (Empaer), Afonso Dalberto (Intermat), Décio Coutinho (Indea) e Jair Durigon (Imeq).
Comentários