Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 09 de Outubro de 2006 às 08:51

    Imprimir


O Conselho de Segurança das Nações Unidas realizará nesta segunda-feira uma reunião de emergência para discutir o teste nuclear feito pela Coréia do Norte, informou um diplomata americano.

Benjamin Chang, porta-voz adjunto da missão americana nas Nações Unidas, disse à AFP que a reunião começará às 9H30 locais (10H30 de Brasília).

O primeiro-ministro britânico Tony Blair pediu nesta segunda-feira uma ação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, depois do teste nuclear da Coréia do Norte, e advertiu que haverá "resposta".

"Consideramos isso (a bomba atômica norte-coreana) com muita seriedade", declarou um de seus porta-vozes. "O mesmo estão fazendo China, Japão, Estados Unidos, Coréia do Sul e toda a comunidade internacional. Por isso, antecipamos que o Conselho de Segurança das Nações Unidas se reunirá rapidamente para discutir o assunto".

A Casa Branca classificou o ato de provocação e pediu uma ação imediata da ONU.

Na sexta-feira, o corpo de 15 membros aprovou uma declaração não-vinculante que pedia a Pyongyang evitar a realização do teste e advertia sobre possíveis consequências.

A crise coincide com a votação formal prevista para esta segunda-feira para nomear o chanceler sul-coreano Ban Ki-Moon como secretário-geral das Nações, quando Kofi Annan deixar o cargo no fim de dezembro.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/269889/visualizar/