Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 08 de Outubro de 2006 às 20:50

    Imprimir


O Alto Comissário de Paz do governo colombiano, Luis Carlos Restrepo, admitiu neste domingo que o Executivo pode aceitar a exigência das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) de desmilitarizar dois municípios do sudoeste do país para negociar uma troca de reféns por rebeldes presos.

"Em princípio, não temos objeções, sempre e quando se possam ajustar às regras do jogo", declarou Restrepo em entrevista divulgada pela agência nacional Colprensa.

"Não entramos em uma discussão pública sobre os limites do território, porque este é um dos assuntos que devemos acordar", acrescentou.

Esta é a primeira vez que um membro do governo do presidente Alvaro Uribe reconhece esta possibilidade, desde que o chefe de Governo autorizou Restrepo a buscar com as Farc um acordo de condições propícias para uma eventual zona de encontro, sem precisar sua localização.

As Farc exigem a desmilitarização prévia dos municípios da Flórida e Pradera, no departamento de Vale do Cauca (sudoeste), para negociar uma troca.

O grupo rebelde propõe a troca de 58 reféns por 500 de seus integrantes que estão detidos.

Entre os reféns estão a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, seqüestrada desde fevereiro de 2002, três americanos e dezenas de políticos, policiais e militares.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/269976/visualizar/