Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 08 de Outubro de 2006 às 19:49

    Imprimir


Cerca de 20.000 pessoas se concentraram hoje diante do Parlamento da Hungria e participaram de uma manifestação convocada pelo maior partido da oposição, o Fidesz, para pedir a renúncia do primeiro-ministro do país, Ferenc Gyurcsány.

O presidente do bloco parlamentar do Fidesz, Tibor Navrasics, criticou em seu discurso a ministra Mónika Lamperth, com base em um discurso pronunciado por ela no último sábado a portas fechadas e que chegou aos meios de comunicação.

Na transmissão, que foi gravada em segredo, Lamperth prometeu a seus companheiros do partido socialista (MSZP) uma participação substancial nos conselhos de desenvolvimento regional.

Segundo revelou hoje a rádio pública, a ministra disse que os socialistas terão "postos chaves" nestes conselhos, apesar de terem sofrido uma derrota para o Fidesz nas eleições municipais de primeiro de outubro.

A legislação atual prevê que os municípios regionais e os prefeitos das cidades mais importantes, dominados agora na maioria pelo Fidesz, desempenhem um papel importante nos conselhos de desenvolvimento regional.

Embora Lamperth tenha dito que as partes mais comprometedoras do discurso já foram publicadas, a rádio revelou mais tarde outras passagens nas quais a ministra afirma que negociará os conselhos com os representantes dos partidos.

O presidente do Fidesz, Viktor Orbán, anunciou na última segunda que dava 72 horas aos partidos da coalizão governamental para que substituíssem o chefe do Executivo, pois, caso contrário, convocaria manifestações em Budapeste.

O Fidesz anunciou sua intenção de continuar protestando até o dia 23 de outubro.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/269981/visualizar/