Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 08 de Outubro de 2006 às 17:17

    Imprimir


O Partido Comunista Chinês (PCC) iniciou neste domingo seu Congresso anual, uma oportunidade para que seu secretário-geral e presidente da China, Hu Jintao, afirme seu poder a um ano de sua provável reeleição para a chefia do partido e do Estado.

Quase 500 dirigentes se reúnem a portas fechadas em Pequim durante quatro dias para celebrar a sessão plenária anual do congresso, na qual tradicionalmente se definem as linhas políticas e econômicas, que são ratificadas no mês de março pelo Parlamento.

Porém, o XVI Congresso do PCC tem um caráter particular, já que integra os esforços de Hu Jintao para garantir sua reeleilção por outros cinco anos durante o próximo congresso, em 2007, que será o XVII da história do partido.

Como prova de que a batalha pelo poder já começou, Hu intensificou nos últimos meses a luta contra a corrupção, o que o levou a cortar algumas cabeças.

Chen Liangyu, secretário do PCC em Xangai, foi o primeiro alto funcionário suspenso de suas funções.

Chen era o líder do partido na maior cidade do país e centro financeiro da nação, símbolo do êxito econômico da era Jiang Zemin, o antecessor de Hu.

A reunião será consagrada à deliberação de resoluções que busquem "a formação de uma sociedade socialista harmoniosa", informou neste domingo a agência oficial Nova China.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/269995/visualizar/