Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 08 de Outubro de 2006 às 11:48

    Imprimir


Várias centenas de pessoas se manifestaram neste domingo em Moscou para denunciar a campanha das autoridades russas contra os georgianos residentes no país e para expressar sua indignação com o assassinato da jornalista russa Anna Politkovskaia.

"Não ao fascismo de Estado", podia ser lido nos cartazes, além de "Perseguir as pessoas porque são georgianos é uma vergonha para a Rússia" e "O Kremlin alimenta a guerra com o povo georgiano".

Várias organizações de defesa dos direitos humanos organizaram o protesto, que ocorreu na Praça Puchkin, no centro de Moscou.

"Estamos escandalizados de ver que os georgianos que vivem aqui em conformidade com a lei e em paz são perseguidos", declarou a presidente do grupo Helsinque em Moscou, Liudmila Alexeieva.

As autoridades russas fizeram na última semana uma intensa campanha de controle dos cidadãos georgianos que vivem no país, aumentando a crise diplomática com o governo de Tiflis, detonada pela detenção na Geórgia de quatro militares russos acusados de espionagem.

Na sexta-feira, cerca de 150 georgianos, classificados de ilegais por Moscou, foram deportados.

Os manifestantes se reuniram também em memória de Anna Politkovskaia, símbolo do jornalismo independente na Rússia, assassinada a tiros neste sábado no edifício onde morava.

"O Kremlin matou a liberdade de expressão", o presidente russo, Vladimir "Putin, deverá responder por tudo", dizam os cartazes.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/270055/visualizar/