Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 08 de Outubro de 2006 às 10:58

    Imprimir


Tropas dos Estados Unidos e iraquianas mataram 30 militantes neste domingo, em batalha dura na cidade xiita de Diwaniya, sul do país, segundo o Exército dos EUA. Os militares disseram que um tanque M1A2 Abrams foi seriamente danificado na batalha, que começou depois que militantes abriram fogo com lançadores de granada contra forças dos EUA e do Iraque que estavam em missão para prender um alvo de "alto valor".

Os distritos de Diwaniya são um centro da milícia Exército Mehdi, do clérigo xiita Moqtada al-Sadr, do movimento que é um participante importante do governo de união nacional do primeiro-ministro Nuri al-Maliki.

Um dirigente do Exército Mehdi, que não quis ter o nome divulgado, negou qualquer envolvimento na luta e atribiu a homens armados que não são ligados a grupos. Ele disse que Sadr deu ordens para o Exército Mehdi "não atacar ninguém, incluindo americanos."

Outro dirigente do Exército Mehdi negou os relatos sobre 30 mortos e disse que somente três pessoas ficaram feridas. Fontes do hospital disseram que quatro civis ficaram feridos — três homens e uma mulher.

Maliki, que vem sofrendo cada vez mais pressão de Washington, prometeu reprimir as milícias, a quem se atribui a violência que alimenta o conflito entre sunitas e xiitas.

"Um tanque M1A2 Abrams foi atingido por múltiplos disparos de RPG e seriamente danificado", disse o comunicado do Exército dos EUA. "Soldados IA e MND-B enfrentaram forças inimigas e mataram aproximadamente 30 terroristas", disse, acrescentando que não há vítimas entre as tropas dos EUA e do Iraque.

"Cerca de 10 equipes inimigas de RPG atacaram as forças combinadas, e seis equipes foram destruídas", disse.

Por volta do meio-dia, Diwaniya, a 180 quilômetros ao sul de Bagdá, estava tranquila, segundo relatos, mas havia forte presença militar norte-americana.

"Tem um tanque americano em cada esquina de Diwaniya", disse um morador, que não quis divulgar o nome.

"Ninguém dormiu na noite passada. A luta foi muito dura", disse.

Tropas dos EUA e iraquianas lançaram diversas operações nas últimas semansa contra o Exército Mehdi durante as buscas por esquadrões da morte acusados de matar de maneira indiscriminada.

O comunicado dos EUA disse que o alvo de "alto valor," que não foi identificado, foi capturado por soldados iraquianos durante a operação.

O texto afirma que ele era acusado de envolvimento na morte de soldados iraquianos em 28 de agosto, quando 20 soldados foram mortos em batalha com milicianos xiitas na cidade.

Pelo menos 13 podem ter sido executados na ocasião, depois que ficaram sem munição.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/270062/visualizar/