Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 08 de Outubro de 2006 às 03:24

    Imprimir


As autoridades iraquianas decidiram hoje suspender o toque de recolher imposto desde a tarde de sexta-feira em Kirkuk como parte de um plano de segurança contra a insurgência da cidade, situada 250 quilômetros ao norte de Bagdá.

Segundo fontes policiais, na campanha militar, na qual participaram mais de 40 mil efetivos entre militares e policiais, foram detidos mais de 180 supostos insurgentes.

O toque de recolher foi imposto para abrir caminho a uma posterior operação de segurança que começou na manhã de sábado, assegurou o general Ahmed Amin.

"A campanha conseguiu seus objetivos", disse Amin antes de explicar que todos os detidos eram homens, exceto uma mulher, e de nacionalidade iraquiana, exceto cinco palestinos e um sírio.

Além disso, comentou que tinham sido confiscados 430 fuzis automáticos.

Kirkuk, capital da província de Tamim, é reivindicada pelos curdos que querem anexá-la a sua região autônoma, formada pelas províncias setentrionais de Irbil, Suleimaniya e Duhok.

Por outra parte, a Polícia iraquiana informou que o toque de recolher foi imposto na localidade de Diwaniya, 200 quilômetros ao sul de Bagdá, após o surto de enfrentamentos entre unidades do Exército e milicianos do Exército Mehdi, dirigido pelo influente clérigo xiita Muqtada Sadr. Esta é a segunda vez em menos de um mês que se impõe esta medida na cidade, capital da província de Qadisiya.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/270122/visualizar/