Ao menos 104 bebês foram infectados com tuberculose em Campinas
A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas (a 93 km de São Paulo) confirmou mais dois casos de infecção latente de tuberculose em bebês nascidos em um hospital particular no ano passado. Desde setembro de 2012, 104 crianças já foram diagnosticadas com o bacilo da doença.
Ao todo, 14 bebês apresentaram sintomas da tuberculose e outros 90 foram diagnosticados com a infecção latente --quando o paciente tem o bacilo no organismo, mas não desenvolve a doença.
O Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) já examinou 1.041 crianças, sendo que 937 delas não apresentaram nenhum problema. Os que não apresentaram sinais da infecção devem ser acompanhados por seus pediatras com atenção à doença por até dois anos.
Todos os bebês nasceram entre janeiro e junho de 2012 no Hospital Madre Theodora, onde trabalhava uma enfermeira que estava com tuberculose.
Após identificar a funcionária, a secretaria convocou 354 crianças para exames. Outras mil que também nasceram no local nesse período ainda devem ser chamadas.
Os doentes e as crianças com casos latentes serão tratados durante seis meses com antibióticos na rede pública de saúde, assim como os casos de infecção latente.
A funcionária está afastada. O foco do possível surto já foi controlado, segundo a secretaria, e os bebês não são transmissores da doença.
Comentários