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Educação/Vestibular
Sábado - 07 de Outubro de 2006 às 08:35

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Começa nesta segunda-feira (09.10) na cidade de Juina (a 737 km de Cuiabá) a 2ª Etapa Presencial do Projeto Haiyô – Magistério Intercultural, destinada para a formação de 298 professores indígenas de 36 etnias, que lecionam em aldeias no Estado. Ao todo, 104 cursistas índios de 16 municípios participam desta etapa.

Nesta segunda etapa os trabalhos serão realizados nas áreas de Linguagem, Matemática e Ciências Sociais. A novidade será a presença de professores indígenas formados pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), que assumem como auxiliares, já se preparando para as próximas atividades onde eles serão os titulares.

Para dar continuidade às etapas do Haiyô, o projeto teve toda a sua proposta pedagógica reestruturada tendo o objetivo de atender às exigências legais e as características sócio-culturais de cada etnia e os diferentes perfis e níveis de escolaridade dos professores cursistas.

Depois da etapa no pólo de Juina, as próximas serão realizadas nos municípios de Canarana e Campinapólis, de 06 a 29 de novembro, Alto, Médio e Baixo Xingu, de 01 a 24 do mesmo mês.

A Formação de Professores Indígenas para o Magistério Intercultural será realizada em 10 etapas. Promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), busca a melhoria do ensino para a educação indígena, respeitando a diversidade cultural, língua, etnia e cultura de cada etnia.





Fonte: 24HorasNews

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