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Cidades/Geral
Sexta - 06 de Outubro de 2006 às 14:29

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A segmentação no setor de turismo é o resultado de uma necessidade do mercado. Representantes de entidades de ensino, de 19 municípios, da secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur/MT) e parceiros participam nesta sexta-feira (6), da Jornada da Segmentação de Mato Grosso. O objetivo é estabelecer parcerias e novas estratégias para o planejamento do turismo. Além disso, os participantes também discutirão alguns segmentos como o de pesca esportiva, ecoturismo e o cultural.

O representante do Ministério do Turismo e coordenador da Jornada, Ítalo Mendes, enfatiza que Mato Grosso é referência mundial quando se trata do segmento de pesca esportiva e ecoturismo. “O Estado tem três ecossistema, o que significa um potencial fantástico e tem feito um excelente trabalho”, elogia.

A secretária de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli Oliveira Assis, aproveita para acrescentar que Mato Grosso também pode desenvolver todos os outros segmentos. “Temos potencial e condições de trabalhar em todas as áreas. Este tipo de evento é importante para sabermos como está o desenvolvimento de cada uma delas e nivelar as informações”, explica.

Mendes explica que segmentação é uma tendência do mercado. “Vamos repassar a metodologia para que cada município tenha condições de identificar a oferta de novos nichos e mostrar como se trabalha para atingir um público especifico”, explica.

Mato Grosso é o 16° a realizar a Jornada. Ao todo serão 27 eventos, nas principais capitais brasileiras. Segundo Mendes em cada um deles são priorizadas três áreas para serem mais amplamente discutidas. “Em Mato Grosso, optou-se pelo segmento da pesca esportiva, cultural e ecoturismo. Além destes, também vamos conversar sobre turismo social, que é a inclusão das comunidades excluídas, no setor”, enfatiza.

Segundo Mendes, é preciso discutir a nomeclatura de cada segmento. “É um detalhe que conta muito na hora de elaborar políticas públicas”. Outra meta tanto do Ministério do Turismo, quanto da Sedtur/MT é congregar as pessoas dos setores envolvidos diretamente com o turismo. “Trabalhamos em alguns Estados, onde os representantes dos setores nunca haviam se encontrado. Com a Jornada, além de todas as outras informações que receberam, eles também puderam entrar em um acordo e começar a trabalhar juntos”, explica.

A consultora de turismo, Jussara Rocha, que fez uma palestra sobre turismo cultural, salienta que a cultura e o turismo têm que caminhar juntos. “É preciso entender que o turismo pode ser uma fonte de emprego e renda para a cultura e vice-versa”.

Outro foco do Ministério na Jornada da Segmentação é o turismo social. Jussara explica que as pessoas envolvidas com o setor do turismo precisam olhar para as comunidades excluídas, seja por falta de dinheiro, condições física ou simplesmente por serem diferentes. “Falamos de segmentos específicos para deficientes, idosos, gays e vários outros. É importante frisar que o turismo social está incluído dentro de todos os outros segmentos”, avisa.





Fonte: Da Assessoria

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