Construção de projeto ambiental é discutido em Conferência
Em sua explanação, Michele, que é consultora da Seduc, sugeriu algumas maneiras para as escolas desenvolverem os projetos. “É importante que na hora de construir o projeto a escola leve em consideração várias questões, como por exemplo, a identificação das estratégias propostas, o desenvolvimento de temas de acordo com as realidades escolares, a avaliação das etapas percorridas e influenciar a participação e a reflexão sobre a temática”, explicou.
“É importante a participação das escolas nos projetos coletivos. A nossa proposta é de que ela trabalhe a Educação Ambiental na prática e não fique somente nos livros e no currículo”, orientou.
Michele destacou ainda, que a realização desses projetos precisa contar com a participação do coletivo, onde todos pensem no bem do planeta. “Nós precisamos acreditar na transformação do mundo, para isso é preciso reinventar um caminho com novas propostas para a questão”.
A monocultura da soja, as plantações de algodão e de cana de açúcar foram lembradas por ela como um fato que precisa ser dado mais atenção em nosso Estado, uma vez que é um dos maiores produtores do mundo. “A conseqüência disso é uma grande extensão de queimadas e devastação de nossas matas”, disse Michele.
No final de sua apresentação, a consultora expôs um clipe com fotos de Sebastião Salgado, onde chama a atenção para as questões da qualidade da educação no mundo.
Comentários