Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 06 de Outubro de 2006 às 09:28

    Imprimir


Tem início no próximo sábado (07), na região Sul da Capital, a Campanha Municipal de Vacinação Anti-Rábica. Anualmente são realizadas duas campanhas de vacinação anti-rábica animal para atingir, em massa, a população animal alvo da doença (cães e gatos) em áreas urbana e rural.

De acordo com números do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em 2005 foram notificados cinco casos de raiva em cães e no ano de 2006 foram notificados seis casos de raiva em quirópteros (morcegos). O último caso de raiva humana na Capital foi em 2000. “Vacinar animais é o meio mais eficiente de prevenir a doença. A vacinação de cães e gatos é preconizada a partir de 30 dias de vida, sem qualquer contra-indicação, inclusive em fêmeas prenhes”, explicou a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Moema Blatt. A vacina é aplicada com material descartável, por vacinadores treinados.

A população canina está estimada em 81.429 cães e a felina em 16.826 gatos que, somados, totalizam 98.255 animais no município de Cuiabá. A cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde é de 80% dos cães. Este ano já ocorreu uma etapa de intensificação, casa a casa, em 75 bairros da área urbana do município.

Nos bairros em que as condições sócio-econômicas deixam a população humana e animal em situação de maior vulnerabilidade, a vacinação é realizada casa a casa para que haja uma cobertura vacinal maior. Nos demais bairros, a vacinação será em postos fixos, totalizando 58 bairros, com 79 postos de vacinação, nos sábados 07/10 (região sul), 14/10 (região leste), 21/10 (região oeste) e 04/11 (região norte).

Para operacionalizar a campanha de vacinação em todas as sua estratégias serão mobilizadas cerca de 280 pessoas entre vacinadores, motoristas e apoio operacional. A supervisão é realizada por médicos veterinários do CCZ que garantem a manutenção da qualidade da vacina e cumprimento dos requisitos técnicos necessários para o sucesso da campanha. “É imprescindível a participação da população no intuito de prevenir a doença nos seus animais de estimação e conseqüentemente evitar a transmissão do vírus rábico às pessoas”, enfatizou Moema Blatt.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/270493/visualizar/