Caí comercialização de produtos agrícolas em Sinop
Segundo vendedores de duas empresas, um dos motivos para a baixa é a redução de área plantada no município, que pode chegar a 50%, conforme estimativa do Sindicato Rural. Adriano da Paz, vendedor de uma das empresas, disse que em 2005 as vendas foram intensas no mês de setembro. “Este ano vemos que muitos estão começando a nos procurar apenas agora, ou seja, um mês mais tarde”, declarou.
Em outra revendedora, o vendedor André Tomelin Bogo disse que a procura por insumos para o plantio ainda é lenta. “No ano passado tínhamos muita procura a partir do mês de agosto, já este ano estamos em outubro e ela ainda é baixa”, destacou. Ainda, segundo ele, as vendas de sementes e insumos caíram cerca de 50% comparado com o mesmo período de 2005. “No ano passado comercializamos aproximadamente 10 mil toneladas de grãos e este ano não chegamos nem a cinco”, acrescentou.
“Muitos agricultores enfrentam problemas com a questão do dinheiro e por isso não compram. Eles orçam, mas na hora de levar o produto encontram dificuldades nos cadastros”, finalizou.
Comentários