Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 06 de Outubro de 2006 às 07:40

    Imprimir


Os responsáveis das Nações Unidas em Genebra decidiram não só manter as medidas especiais de segurança adotadas na quinta-feira, mas reforçá-las após a ameaça de um possível ataque terrorista, anunciou hoje uma porta-voz da organização.

Entre as medidas implementadas hoje está a suspensão das visitas individuais à instalação da ONU, mas continuam as visitas de grupos que já tinham sido programadas, informou a diretora do Serviço de Informação, Marie Heuzé.

Além disso, disse que foi fechada a passagem de veículos no "pátio de honra", uma esplanada para onde ficam voltados os escritórios da direção geral da organização.

"Esta medida faz parte de um dispositivo de precaução que está previsto há vários meses, cada vez que existe um risco", disse a porta-voz.

Os responsáveis da sede da ONU em Genebra emitiram na quinta-feira um comunicado interno informando sobre o reforço da segurança, após terem recebido informações das autoridades suíças sobre a possibilidade de um ataque terrorista.

"Este ataque aconteceria entre 5 e 10 de outubro. Não foram oferecidas informações sobre os autores possíveis ou a maneira de operar, e também não foi mencionado um alvo específico", afirmava a circular.

Genebra é a sede européia das Nações Unidas - é o maior recinto da ONU depois da sede em Nova York - e reúne todas as agências humanitárias da instituição multilateral.

As instalações de Genebra contam com mais de 4.000 pessoas, e a cada ano recebem mais de 8.000 reuniões de diferentes níveis.

A ameaça foi considerada "séria" pelos responsáveis do órgão, que pediram aos serviços de segurança que reforçasse as medidas de proteção.

Heuzé disse que "o dispositivo de segurança será adaptado" em função da avaliação diária da situação.

Por fim, afirmou que também houve a decisão de iniciar um procedimento interno em casos de riscos de saúde pública, principalmente epidemias.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/270546/visualizar/