Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 05 de Outubro de 2006 às 19:00

    Imprimir


A Fundação X Prize, famosa pelo prêmio Ansari, de 2004, criado para encorajar as viagens espaciais particulares, ofereceu nesta quinta-feira 10 milhões de dólares para a equipe de cientistas capaz de desenvolver uma tecnologia que consiga mapear 100 genomas humanos em 10 dias.

A meta é encontrar uma forma barata de decodificar os genomas humanos como forma de prevenir doenças.

"O prêmio é projetado para introduzir uma nova era de medicina personalizada preventiva e estimular novas formas de pesquisa e o desenvolvimento da ciência médica", anunciou a fundação em um comunicado.

Os cientistas já decodificaram o genoma humano, mas o processo, financiado com dinheiro público e privado, foi caro e laborioso.

"O rápido seqüenciamento do genoma é amplamente aguardado como a próxima grande fronteira para a ciência e eventualmente permitirá aos médicos determinar a suscetibilidade do indivíduo às doenças e os vínculos genéticos com o câncer", destacou o comunicado.

"Mapear nosso código genético é como tirar um raio-X que permite aos médicos verem dentro do nosso passado genético e eventualmente ajudará a determinar nosso futuro genético", acrescentou.

Três equipes de pesquisa já estão trabalhando no desafio e algumas outras perguntaram detalhes do concurso, emendou.

A Fundação X Prize concedeu em 2004 um prêmio de 10 milhões de dólares com vistas a encorajar as viagens e as explorações espaciais privadas. O ganhador foram Burt Rutan e seu SpaceShipOne, que fez dois vôos suborbitais tripulados em uma semana.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/270653/visualizar/