Prodi visitará o Líbano nos dias 10 e 11 de outubro
O Governo italiano não informou ainda os detalhes da agenda da viagem de Prodi, a primeiro que faz a um país do Oriente Médio desde sua escolha como chefe do Governo, em abril de 2006.
Em 14 de agosto, logo após o fim dos bombardeios israelenses contra o Líbano, o ministro de Exteriores italiano, Massimo D''Alema, visitou Beirute.
A visita foi muito criticada pelos membros da oposição, já que o ministro italiano visitou as áreas bombardeadas junto com membros do Hisbolá.
No final de agosto, o Governo italiano decidiu o envio de um contingente de cerca de 2.500 soldados à Finul, dos quais 1.000 estão participando das atividades no terreno na primeira fase da operação.
As tropas italianas chegaram em 1 de setembro ao porto da localidade de Tiro, a bordo do porta-aviões Garibaldi e de quatro navios da Marinha.
A lei que regulamenta a missão italiana foi aprovada em 26 de setembro na Câmara dos Deputados, e voltará à votação no Parlamento para sua entrada em vigor.
A direção da missão da Finul no território, atualmente nas mãos dos franceses, passará para os italianos em fevereiro de 2007, enquanto a Itália está dirigindo a missão operacional nas Nações Unidas.
Comentários