Egito estuda a construção de usinas nucleares
"Já concluímos os estudos preliminares para a opção nuclear, e os definitivos começarão quando se perceber que o petróleo e o gás no Egito só são suficientes para alguns anos", disse Yunis em entrevista publicada hoje pela revista pró-governamental "Al Musawar". "Quando nosso programa atômico começar a gerar eletricidade, construiremos uma, duas ou três usinas nucleares, já que sua construção se transformará em um processo contínuo que correrá em paralelo ao plano de desenvolvimento", acrescentou.
O uso pacífico da energia nuclear no Egito foi anunciado no mês passado por Gamal Mubarak, o filho mais novo do presidente Hosni Mubarak, em discurso pronunciado no 4º congresso anual do governista Partido Nacional Democrático.
No entanto, o ministro não disse quando será iniciado o programa nuclear para a construção de usinas atômicas.
Yunis explicou que "a construção dessas usinas no Egito será similar às construídas na Europa, que foram levadas a cabo por sociedades limitadas, dirigidas por muito poucos países".
O Egito depende atualmente do gás e de estações eólicas para gerar eletricidade, enquanto vários estudos governamentais sugerem que as reservas de gás e de petróleo se esgotarão em um tempo limitado, embora não especifiquem quando.
O ex-presidente Gamal Abdel Nasser (1953-1970) iniciou o programa nuclear, mas foi obrigado a suspendê-lo depois da derrota que o Egito sofreu nas mãos de Israel na Guerra dos Seis Dias, em junho de 1967.
Comentários