Estado realiza 1º curso de Multiplicador de Polícia Comunitária
O curso é destinado à Policiais Militares, Civis, Bombeiros Militares e Policiais Rodoviários Federais. E terá a duração de 80 horas/ aula. Será realizado na Escola de Polícia Comunitária localizada no Campus da UFMT. Membros do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) participarão do 2º e 3º curso.
A Senasp investiu o montante de R$ 250.603,58 (duzentos e cinqüenta mil seiscentos e três reais e cinqüenta e oito centavos), destinado para a realização dos três cursos. Neste valor estão inclusos todos os custos de material didático, hospedagem e passagens para os participantes do curso.
“Mato Grosso com o funcionamento da Escola de Polícia Comunitária no Estado se consolida mais ainda no Brasil com vasta experiência na evolução da Polícia Comunitária e na formação de multiplicadores da filosofia nas instituições policiais”, comemora o tenente cel. Wilson Batista, coordenador do Curso.
A aula inaugural será no dia 16/10 e ficará por conta do palestrante facilitador Arnaldo Souza Marques, com a palestra “A Receita do Sucesso”, às 8 horas no auditório da Faculdade de Administração, Economia e Ciências Contábeis (Faecc), no campus da Universidade Federal.
A Escola Comunitária objetiva a criação do Pólo Regional de Difusão da doutrina de Polícia Comunitária, com a finalidade de qualificar os policiais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Rondônia, nos aspectos concernentes à Polícia Comunitária.
Irão participar do curso 30 alunos divididos em três turmas, a 1ª turma terá aulas no período de 16 a 27 de outubro, a 2ª turma de 06 a 17 de novembro e a 3ª entre os dias 27 de novembro a 08 de dezembro.
São 20 vagas para MS, GO, DF e RO, e 10 vagas para MT. Os alunos que participarão do curso foram indicados pelo comando de cada instituição. “Na Polícia Comunitária está sendo dada a oportunidade aos alunos que estão trabalhando para os pólos regionais do interior”, comenta o coordenador.
Os conteúdos a serem abordados no curso serão: Direitos Humanos, Gestão de Projetos, Polícia Comunitária Comparada e Troca de experiências, Polícia Comunitária e Sociedade, Teoria e Prática de Ensino, Teorias sobre a Polícia Comunitária, Relações Interpessoais, Conflitos e Formas de Inteiração, Estruturação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg´s), Gestão pela qualidade da Segurança Pública, Mobilização Social, Resolução Pacífica de Conflitos – Mediação aplicada à Polícia Comunitária.
O corpo docente será composto por oficiais da Polícia Militar e delegados da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, professores da UFMT, oficiais e delegados dos estados de Rondônia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraíba, Goiás e Piauí, dentre eles a juíza de direito, Vera Muller do Distrito Federal, o major da PM Carlos Roberto Pereira de Mato Grosso do Sul e o coronel da PM José Lucimar de Oliveira da Paraíba.
Os pólos beneficiados com o curso são: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Ceará e Pará.
Comentários