Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 05 de Outubro de 2006 às 07:03

    Imprimir


O novo Prêmio Nobel em Química, Roger Kornberg, afirmou que suas pesquisas, que já são aplicadas em tratamentos terapêuticos e farmacologia, permitirão produzir remédios contra o câncer e outras doenças.

Em declarações exclusivas ao jornal "Jerusalem Post", Kornberg, que desde 1986 é catedrático da Universidade Judaica durante quatro meses ao ano, disse que "já existem muitos tratamentos, muitos remédios em desenvolvimento, outros em experimentação e alguns que já foram obtidos, e haverá mais".

O químico americano recebeu o prêmio, de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,4 milhão), por seus estudos sobre como as células do organismo humano recebem informações dos genes para produzir proteínas.

"O entendimento deste ''processo de transcrição'' é fundamental para compreender de que maneira as células-tronco evoluem até se transformar em diferentes tipos de células com funções definidas em cada um dos órgãos", segundo o júri da Academia Real da Suécia, que concede os Nobel.

Na equipe de 50 pesquisadores da Universidade de Stanford liderada por Kornberg está sua mulher, uma geneticista israelense graduada pela Universidade Judaica.

O pai do químico, Arthur Kornberg, compartilhou o Nobel em Medicina há 47 anos com o professor Severo Ochoa da Universidade de Nova York. Eles também foram agraciados por pesquisas no campo da genética.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/270901/visualizar/