Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 05 de Outubro de 2006 às 02:15

    Imprimir


A portabilidade de dados em celulares, smartphones e pocket PCs aumenta a preocupação com a segurança. Desavisados usuários da tecnologia Bluetooth, que permite a troca de informações sem fio, podem capturar o sinal de um aparelho estranho inadvertidamente. Ou, pior, deixarem abertas portas para que outros captem o sinal de seu aparelho e acessem suas informações.

"O usuário deve ter o cuidado de só habilitar o Bluetooth na hora de fazer a transferência de dados, como passar sua agenda telefônica do celular para o laptop", explica o especialista em segurança Alexandre Freire, um dos autores do livro Como blindar seu PC, da Editora Campus.

Segundo Alexandre, alguns aparelhos já saem de fábrica habilitados, e se tornam presas fáceis quando nas mãos de usuários menos preocupados com questões de segurança. Outro cuidado é mudar o código PIN usado para autenticar a conexão Bluetooth. Manter o número que vem de fábrica é um convite a xeretas mal-intencionados.

Aparelhos munidos do sistema operacional Windows Mobile 5 permitem usar um recurso a mais, o modo Stealth (invisível). Com ele, o aparelho fica com a conexão Bluetooth ativa, mas não disponível para qualquer aparelho na vizinhança. Para conectar dois dispositivos, é preciso que eles se autorizem por meio do código PIN. Os aparelhos se comunicam, mas permanecem invisíveis para outros.

As precauções para um usuário de Bluetooth, explica Alexandre Freire, são semelhantes as que deve ter todo usuário de uma rede sem fio. Ambientes públicos, como aeroportos, são apreciados por surrupiadores de dados. "É fácil fazer uma varredura em locais assim e encontrar laptops vulneráveis ao roubo de informações sensíveis", conta.

A tecnologia, contudo, tem sido aprimorada e ganha mais refinamento no quesito segurança. Graças ao uso de criptografia no padrão Bluetooth, o roubo de informações está cada vez mais difícil.




Fonte: O Dia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/270952/visualizar/