Oficina promove raciocínio e diversão em aulas de matemática
O projeto tem como objetivo tornar as aulas mais agradáveis, interessantes e atrativas. Foram expostos trabalhos recriados pelos próprios alunos, campeonatos individuais, além de histórico e previa explicação sobre as regras dos jogos desenvolvidos nos dois dias.
A matemática, por ser uma disciplina crítica, provoca muitas vezes uma grande evasão escolar, principalmente nos casos de alunos da EJA, que perdem o estímulo pela dificuldade de raciocínio e pela indisponibilidade de tempo, já que a maioria trabalha o dia todo. Utilizando de poucos recursos e de materiais recicláveis, os próprios alunos construíram os jogos, treinaram, discutiram estratégias e aprofundaram os conhecimentos aplicados em sua realidade.
A coordenadora Pedagógica da unidade escolar, Eunice Joanadart Albertine, ressalta a importância de eventos como este, que estimulam o raciocínio do aluno de forma prática e simplificada. “Trabalhamos com salas heterogêneas, e de necessidades diferenciadas, em que a realidade é uma evasão escolar muito grande. Por isso, a necessidade de estimular o aluno a desenvolver atos de coletividade, que são facilmente adaptados em seu dia-a-dia”, disse ela.
O Coordenador Geral do projeto, Algemiro Ferreira dos Santos, relembra o começo das atividades. “No início o programa atingiria funcionários e filhos de funcionários da UFMT, que tinham disponíveis quatro horas em seu turno para sua educação. Hoje atendemos grande faixa da sociedade, desde adolescentes abandonados a idosos. O convênio que existe desde 1999, foi prorrogado ate 2009 pela Seduc. A UFMT, disponibiliza sete salas de aula no período verpertino e sete no noturno, alem de três funcionários e toda a rede física necessária para desenvolvimento das aulas”, finaliza.
Mesmo estudando em salas anexas da Escola Emilia Figueiredo, os alunos fizeram questão de apresentar os resultados dos seus esforços para os outros alunos da escola, que tem sede na Rua General Valle, ao lado do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.
No segundo dia, eles se deslocaram até a unidade escolar, onde apresentaram o projeto junto aos seus colegas, que puderam participar de um aprendizado divertido e ensinado por intermédio do raciocínio lógico desenvolvido pelos jogos citados, como o xadrez, a dama, a trilha e o tangran.
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