Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 04 de Outubro de 2006 às 10:33

    Imprimir


O número de mulheres chefes de família representa quase 30 por cento das mulheres ocupadas das seis principais regiões metropolitanas do país, informou uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A maioria dessas mulheres (62,9 por cento) tinha 40 anos ou mais e era menos escolarizadas do que o restante da população feminina ocupada.

A idade média dessas mulheres era de 43,5 anos, superior à das trabalhadoras em outras condições no domicílio, de 34,6 anos, e eram menos escolarizadas que a população feminina ocupada. Elas apresentavam uma média de anos de estudo de 8,7 e 9,5, respectivamente.

"O estudo revelou que metade delas não tinha cônjuge e morava com seus filhos", afirmou a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que acompanhou a situação nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Segundo a pesquisa, 78,6 por cento dessas trabalhadoras que respondiam como as principais responsáveis nas suas casas recebiam menos de três salários mínimos (1.050,00 reais). Entre as mulheres ocupadas, esse percentual chegou a 81,6 por cento.

De acordo com o levantamento, 21,9 por cento dessas mulheres que comandam os lares trabalham como empregadas domésticas, número bem acima do percentual verificado entre as mulheres que não são chefe de família (18 por cento).

"O serviço doméstico é uma atividade em que se observam os mais baixos níveis de formalização", afirmou o IBGE no documento. O levantamento mostrou que 29,8 por cento delas não têm carteira de trabalho assinada.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/271133/visualizar/