Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 04 de Outubro de 2006 às 00:41
Por: Alaor Barbosa

    Imprimir


O consumo nacional de energia elétrica em setembro atingiu 47,011 mil megawatts (MW) médios, com aumento de 3,54% em relação ao consumo registrado em setembro do ano passado, segundo dados preliminares do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), obtidos pela Agência Estado. O resultado de setembro está abaixo do observado em julho e agosto, quando o crescimento ficou em 5,5% e 4,8%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, supera o observado no segundo trimestre, quando a expansão do consumo registrou alta de cerca de 2% sobre igual período de 2005.

Os dados do ONS mostram que a região Norte continua liderando a expansão do consumo, com aumento de 7,67% em relação a setembro de 2005, enquanto na região Sudeste o crescimento foi de 2,97%. No Nordeste o aumento foi de 3,31% e no Sul, de 4,13% sobre setembro do ano passado. No acumulado do ano (janeiro a setembro), houve aumento de 3,72% no consumo nacional em relação aos primeiros nove meses de 2005, com a região Norte registrando expansão de 8,65%, o Sudeste de 3,39%, o Norte de 3,84% e o Nordeste de 2,73%.

Em relação ao mês anterior (agosto), os dados do ONS apontam uma queda de 1,40% no consumo mensal em setembro, com a retração mais acentuada sendo observada no Sul, que atingiu 3,08%. No Sudeste, que representa 62% do consumo nacional, a queda de setembro em relação a agosto foi de 2,01%, registrando movimento semelhante ao observado em abril, quando o consumo na região recuou em relação ao mês anterior. Até mesmo na região Norte os dados do ONS apontam queda em setembro, com variação negativa de 0,75% em relação ao mês imediatamente anterior. Até o primeiro semestre, o consumo de energia elétrica na região Norte estava registrando crescimento de dois dígitos, embalado pela forte expansão das indústrias eletrointensivas.

A única região que apresentou crescimento no mês passado (em relação a agosto), foi o Nordeste, com aumento de 2,82%. Na sábado, a região registrou recorde histórico no consumo instantâneo (horário de pico), atingindo 8,768 mil MW. Em valores absolutos, o consumo do mês passado ficou cerca de 1,6 mil MW médios acima do registrado em setembro de 2005, abaixo das projeções oficiais para o setor.




Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/271292/visualizar/