Processor qualifica gestão hospitalar do Hospital de Clínicas através do BSC
De posse dos indicadores de gestão e a partir de um processo de planejamento estratégico, a administração central do hospital selecionou indicadores para compor o painel de controle do Balanced Scorecard - BSC - como modelo de gestão de resultados. Este painel de controle, além do mapa estratégico da instituição, composto por perspectivas, objetivos, indicadores e metas, é mantido pela nova versão do Processor BI. A visualização dos objetivos estratégicos de forma gráfica com porcentagem de realização frente à meta permite realizar o drill-down aos indicadores que formam os mesmos, proporcionando aos gerentes um foco de atenção onde estão os problemas.
Hospital de Clínicas de Porto Alegre O Hospital de Clínicas de Porto Alegre é uma empresa pública de direito privado integrante da rede de hospitais universitários do Ministério da Educação e vinculada academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs. Em 2005, a instituição realizou 538.520 consultas, 33.755 cirurgias, 27.033 internações, 2.091.441 de exames, 3.971 partos e 331 transplantes. Para isto, conta com 3.983 funcionários, 272 professores da Ufrgs e 298 médicos residentes. Sua estrutura física é de 125.256,38 m² de área construída, com 749 leitos, 144 consultórios ambulatoriais, emergência de adultos com 17 leitos e pediátrica com 8, centro cirúrgico com 12 salas, centro cirúrgico ambulatorial com 8 salas de procedimentos, 7 de procedimentos diagnósticos terapêuticos, 2 para hemodinâmica e uma para curativos, centro de transplante de medula óssea com 6 leitos, centro obstétrico e berçário com 5 salas de parto e 38 berços, além de unidade básica de saúde com 14 consultórios, banco de sangue salas de recreação terapêutica, centro de pesquisas, unidade de pesquisa clínica, casa de apoio para pacientes e familiares, auditórios e um anfiteatro, salas de aula e creche para filhos de funcionários.
A informatização do Hospital de Clínicas de Porto Alegre abrange a quase totalidade de seus processos críticos e é utilizada pelos profissionais de saúde, através de uma rede de 2.150 pontos. Os dados clínicos do atendimento de emergência, internação e atendimento ambulatorial são registrados no prontuário eletrônico do paciente, incluindo diagnósticos, prescrição médica, resultados de exames e cirurgias. Esta informatização é fruto de um trabalho de uma equipe de TI própria, que ao longo de mais de 15 anos é responsável pelos Aplicativos de Gestão Hospitalar - AGH - de onde são extraídos os dados para a construção do BI, que no hospital é denominado ambiente de Informações Gerenciais - IG.
O planejamento estratégico do Hospital de Clínicas baseia-se no reconhecimento de que todos os professores, funcionários e alunos que compõem a comunidade interna possam participar ativamente deste processo, integrando a construção dos planos de ação, enviando idéias, sugestões e críticas. Este movimento foi renovado e qualificado em 2005, após a adoção da ferramenta denominada Balanced Scorecard, criada para facilitar a comunicação, a compreensão e a implementação das estratégias da organização, e que é amplamente empregada no Brasil e outros países, inclusive por hospitais e sistemas de saúde governamentais.
Importante ressaltar que no Painel de Controle do Clinicas tem indicadores nas perspectivas, clientes e processo, que estão relacionados à qualidade assistencial do hospital. Um exemplo: habitualmente, é um desafio para os hospitais definir metas nos moldes de metas financeiras. No Clínicas, conseguiu-se vencer este obstáculo através do BI, que oferece a série histórica dos indicadores tendo como sinalizador verde do BSC a m&
Comentários