Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 03 de Outubro de 2006 às 15:37

    Imprimir


O tribunal que julga o ex-presidente do Iraque Saddam Hussein e sete de seus antigos colaboradores por um massacre perpetrado em 1982 adiou hoje a sentença por tempo indeterminado, informou a televisão iraquiana "Al Sharqiya".

A emissora, que cita o porta-voz do tribunal, Raed Youhi, informou que a sentença não será ditada no próximo dia 16, como o tribunal havia anunciado na sessão de 27 de julho.

Youhi disse que, na audiência do dia 16, o juiz convocará algumas das testemunhas para ouvir de novo seus testemunhos a fim de "revisá-los" e compará-los às provas apresentadas durante o processo.

Saddam e sete ex-assessores são acusados de estarem envolvidos na execução de 148 xiitas iraquianos em Dujail, ao norte de Bagdá, após serem condenados à morte em um julgamento sumário realizado depois de uma suposta tentativa de assassinato do ex-presidente iraquiano em 1982.

Saddam e outros seis ex-colaboradores também estão sendo julgados pelo caso Al Anfal, nome da campanha de ataques maciços lançados pelo Exército iraquiano entre 1987 e 1988 contra a comunidade curda no norte do Iraque.

Segundo números fornecidos pelo procurador-geral do Supremo Tribunal Penal, mais de 180 mil curdos foram assassinados ou desapareceram na operação Al Anfal, que coincidiu com os últimos dois anos da guerra entre Irã e Iraque (1980-88).





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/271376/visualizar/