Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 03 de Outubro de 2006 às 14:49
Por: Fabíola Cunha

    Imprimir


Eleito deputado federal com a segunda maior votação de Mato Grosso, o presidente licenciado da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Homero Pereira (PPS), declarou hoje que irá focalizar questões referentes ao agronegócio durante seu mandato: “Minha origem é o agronegócio e não temos representação na Câmara, o último representante nosso foi o (hoje senador) Jonas Pinheiro. Vou ocupar esse espaço”, declarou.

Entre as prioridades elencadas por Pereira está a proposta de criar corredores ecológicos em Mato Grosso, para substituir as reservas legais, que transformam as propriedades rurais em “colchas de retalhos”. Segundo Pereira, a idéia é ousada, mas pode harmonizar o conflito entre preservação ambiental e agronegócio: “Não podemos conviver com a criminalização dos produtores agrícolas. Temos que resolver essa pendenga”, disse.

Pereira também quer discutir a responsabilidade da Fundação Nacional do Índio (Funai) na delimitação de áreas indígenas e direcionar a decisão para o Congresso. Ele acredita que a decisão não deveria depender apenas de “análises feitas por antropólogos estrangeiros e uma portaria da Funai”.

A legislação trabalhista relativa ao agronegócio também terá a atenção de Pereira, que acredita ser injusto o título de campeão do trabalho escravo dado a Mato Grosso: “A legislação trabalhista foi criada em um contexto urbano e não levou em consideração os problemas rurais, como impossibilidade de trabalho em períodos chuvosos e necessidade de compensação dessa perda”, justificou, acrescentando a necessidade de se criar uma política agrícola para médio e longo prazo, melhorar rodovias e expandir ferrovias e hidrovias – reivindicações antigas do setor.

Completa a lista de prioridades de Pereira na Câmara, a intenção de “conhecer melhor as questões educacionais” para levar o ensino técnico, superior e público ao interior de Mato Grosso: “Eu concordo com o Cristovam Buarque quando ele diz que a educação pode revolucionar”, disse.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/271395/visualizar/