General americano vê motivos para otimismo no Iraque
Smith é responsável há alguns meses pelo Comando Aliado de Transformação, órgão criado em 2002 com o objetivo de guiar a modernização militar da Otan, a transformação das forças e outras capacidades da Aliança.
O general participou hoje em Paris de uma rodada de debate entre militares e empresários do setor de defesa. Em entrevista coletiva foi perguntado sobre sua opinião acerca dos conflitos no Iraque e Afeganistão, onde os atos de violência são freqüentes.
"Veremos que um dia a violência se terá extinguido definitivamente no Iraque", assinalou o militar americano, que lembrou que "milhões de pessoas participaram pela primeira vez de eleições nos dois países, o que é um grande êxito".
Smith ressaltou que numerosos membros da comunidade internacional se envolveram em favor desses processos e o têm feito "livremente".
Ele acrescentou que é "otimista de modo cauteloso", porque "o povo no Iraque e no Afeganistão se dará conta das vantagens" de viver em paz.
O general disse que o problema de segurança no Iraque é resultado de "alguns grupos quererem ter influência em seu Governo", enquanto no Afeganistão houve uma notável melhora das infra-estruturas nos últimos três anos, o que afetará a qualidade de vida de seus habitantes.
Comentários