Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 03 de Outubro de 2006 às 12:28

    Imprimir


O movimento islâmico Hamas e o partido nacionalista palestino Fatah obteriam resultados muito apertados caso tivessem eleições legislativas hoje, revela uma pesquisa feita pelo Centro Palestino para as Comunicações em Jerusalém.

Segundo os dados da pesquisa, 32% dos eleitores palestinos disseram que votariam no Fatah, enquanto 30% escolheriam o Hamas, atualmente à frente do Governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

A pesquisa, feita entre 1.200 pessoas com direito a voto, mostra que o movimento islâmico Hamas continua tendo apoio entre a população, o que poderia significar uma nova vitória eleitoral caso houvesse eleições antecipadas nos territórios palestinos.

Como dado indicativo do grau de aceitação do Hamas, 19% dos entrevistados disseram que o primeiro-ministro e líder deste movimento em Gaza, Ismail Haniyeh, é o dirigente no qual mais confiam, em comparação ao presidente e dirigente do Fatah, Mahmoud Abbas, que tem 14,5% da preferência do eleitorado.

Enquanto isso, o líder do braço armado do Fatah na Cisjordânia, Marwan Barghouthi, tem 4,5% da preferência; Haled Mashal, chefe do birô político do Hamas no exílio, obteve 3,5%.

Cerca de 56% dos palestinos afirmaram que a formação de um Governo de união nacional é a melhor maneira de resolver a atual crise na ANP, enquanto 15% acreditam que a convocação de eleições é a melhor opção.

Entre os entrevistados, 13,5% consideram que o completo desmantelamento da ANP é a melhor maneira de resolver a crise política e econômica nos territórios palestinos.

Além disso, 80% expressaram simpatia pela greve dos funcionários públicos que começou no mês passado, em protesto pela falta de pagamento dos salários, em comparação aos 20% que se mostraram contra a manifestação.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/271434/visualizar/