Fatah e Hamas obteriam resultados apertados em eleições
Segundo os dados da pesquisa, 32% dos eleitores palestinos disseram que votariam no Fatah, enquanto 30% escolheriam o Hamas, atualmente à frente do Governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP).
A pesquisa, feita entre 1.200 pessoas com direito a voto, mostra que o movimento islâmico Hamas continua tendo apoio entre a população, o que poderia significar uma nova vitória eleitoral caso houvesse eleições antecipadas nos territórios palestinos.
Como dado indicativo do grau de aceitação do Hamas, 19% dos entrevistados disseram que o primeiro-ministro e líder deste movimento em Gaza, Ismail Haniyeh, é o dirigente no qual mais confiam, em comparação ao presidente e dirigente do Fatah, Mahmoud Abbas, que tem 14,5% da preferência do eleitorado.
Enquanto isso, o líder do braço armado do Fatah na Cisjordânia, Marwan Barghouthi, tem 4,5% da preferência; Haled Mashal, chefe do birô político do Hamas no exílio, obteve 3,5%.
Cerca de 56% dos palestinos afirmaram que a formação de um Governo de união nacional é a melhor maneira de resolver a atual crise na ANP, enquanto 15% acreditam que a convocação de eleições é a melhor opção.
Entre os entrevistados, 13,5% consideram que o completo desmantelamento da ANP é a melhor maneira de resolver a crise política e econômica nos territórios palestinos.
Além disso, 80% expressaram simpatia pela greve dos funcionários públicos que começou no mês passado, em protesto pela falta de pagamento dos salários, em comparação aos 20% que se mostraram contra a manifestação.
Comentários